A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE SOLIDEZ NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15081 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 724 "inscrito_id" => 6544 "titulo" => "A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE SOLIDEZ NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo se propõe a ampliar a discussão em torno da produção de uma didática que contemple as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), não apenas como um conjunto de informações e técnicas, mas que estabeleça a articulação da teoria com a prática, tendo como ponto de partida as experiências acumuladas no contexto de vivência do aprendiz. O trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica no campo da Didática e da EJA, os quais têm contribuído cientificamente na área educacional, principalmente, no que diz respeito à formação de professores. Desenvolver uma didática que favoreça a assimilação dos conteúdos para um público que difere em vários aspectos como jovens e adultos é um grande desafio para o sistema educacional, entretanto, é uma oportunidade de socializar conhecimentos e experiências humanas. Este trabalho demonstra como a utilização da metodologia interdisciplinar é fundamental na busca de inovações para a prática pedagógica, através de descobertas e redescobertas, promovendo libertação do ensino mecânico e fragmentado. A escola precisa se adequar à nova era e utilizar ferramentas tecnológicas como aliados no desenvolvimento do trabalho didático de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem; ao se apropriar de tais técnicas e conhecimento, ela está se propondo a construir um ensino em que o sujeito tenha consciência do que está aprendendo e onde a aquisição do saber é realizada de maneira prazerosa e qualitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6544_16082015142515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODETE BOAVENTURA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ODETE BOAVENTURA" "autor_email" => "odete.boaventura@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15081 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 724 "inscrito_id" => 6544 "titulo" => "A DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA DE SOLIDEZ NA APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "Este artigo se propõe a ampliar a discussão em torno da produção de uma didática que contemple as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), não apenas como um conjunto de informações e técnicas, mas que estabeleça a articulação da teoria com a prática, tendo como ponto de partida as experiências acumuladas no contexto de vivência do aprendiz. O trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica no campo da Didática e da EJA, os quais têm contribuído cientificamente na área educacional, principalmente, no que diz respeito à formação de professores. Desenvolver uma didática que favoreça a assimilação dos conteúdos para um público que difere em vários aspectos como jovens e adultos é um grande desafio para o sistema educacional, entretanto, é uma oportunidade de socializar conhecimentos e experiências humanas. Este trabalho demonstra como a utilização da metodologia interdisciplinar é fundamental na busca de inovações para a prática pedagógica, através de descobertas e redescobertas, promovendo libertação do ensino mecânico e fragmentado. A escola precisa se adequar à nova era e utilizar ferramentas tecnológicas como aliados no desenvolvimento do trabalho didático de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem; ao se apropriar de tais técnicas e conhecimento, ela está se propondo a construir um ensino em que o sujeito tenha consciência do que está aprendendo e onde a aquisição do saber é realizada de maneira prazerosa e qualitativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID6544_16082015142515.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ODETE BOAVENTURA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ODETE BOAVENTURA" "autor_email" => "odete.boaventura@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }