Este artigo se propõe a ampliar a discussão em torno da produção de uma didática que contemple as especificidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA), não apenas como um conjunto de informações e técnicas, mas que estabeleça a articulação da teoria com a prática, tendo como ponto de partida as experiências acumuladas no contexto de vivência do aprendiz. O trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica no campo da Didática e da EJA, os quais têm contribuído cientificamente na área educacional, principalmente, no que diz respeito à formação de professores. Desenvolver uma didática que favoreça a assimilação dos conteúdos para um público que difere em vários aspectos como jovens e adultos é um grande desafio para o sistema educacional, entretanto, é uma oportunidade de socializar conhecimentos e experiências humanas. Este trabalho demonstra como a utilização da metodologia interdisciplinar é fundamental na busca de inovações para a prática pedagógica, através de descobertas e redescobertas, promovendo libertação do ensino mecânico e fragmentado. A escola precisa se adequar à nova era e utilizar ferramentas tecnológicas como aliados no desenvolvimento do trabalho didático de forma a facilitar o processo de ensino-aprendizagem; ao se apropriar de tais técnicas e conhecimento, ela está se propondo a construir um ensino em que o sujeito tenha consciência do que está aprendendo e onde a aquisição do saber é realizada de maneira prazerosa e qualitativa.