Jogos motivadores do processo de aprendizagem podem ser chamados de jogos educacionais. Eles agem promovendo o desenvolvimento cognitivo por induzir aptidões específicas, facilitando a interiorização de conceitos nos indivíduos praticantes. Sendo assim, objetivou-se com este trabalho construir um jogo da memória, tendo como tema o estudo da estrutura química de aminoácidos e verificar a capacidade desse material didático promover a apreensão dos conhecimentos sobre essa temática. Trata-se de um estudo descritivo e comparativo, com abordagem quantitativa, realizado no período de outubro a novembro de 2014, com uma turma de 23 alunos do curso de graduação em Enfermagem, da disciplina Bioquímica, em uma instituição federal de ensino superior. Este trabalho foi submetido ao Comitê Assessor de Extensão da UFCG e ao Comitê Interno de Extensão do Centro de Formação de Professores, tendo sua execução regulamentada pela Resolução nº 04/2009 dessa instituição. Os resultados deste estudo sugerem que a utilização desse material educacional possui uma capacidade promissora como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem, o que foi ratificado mediante análise estatística. O teste t pareado indicou uma diferença média entre as pontuações pré-teste e pós-teste, confirmando nossa hipótese de que os jogos educacionais contribuem para a apreensão de conhecimentos.