O presente trabalho é resultado da conclusão da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I, que tem seu foco no ensino da Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – campus de Caicó. Sendo assim o trabalho objetiva analisar o funcionamento do Centro Educacional José Augusto – CEJA, localizado na cidade de Caicó/RN, abordando o ensino da geografia dentro do contexto escolar. Para a realização deste trabalho, desenvolveu-se pesquisa de campo, a partir da observação da referida escola e levantamento e discussão bibliográfica com autores que refletem sobre o ensino de geografia e sobre a visão geográfica sobre o espaço escolar. As análises foram primeiramente realizadas ao observar a estrutura dos espaços físicos existentes dentro dos muros da escola, que são as primeiras apreensões pertinentes à vista do olhar geográfico, o que possibilita fazer uma descrição sobre o perfil estrutural e funcional exercido pela instituição escolar. A Escola cotidianamente é vista, através do senso comum, como um aparelho que surge para atender a uma necessidade natural de educar e transmitir conhecimento, ajudando assim ao progresso pessoal e profissional durante a formação da cidadania. Inserido no espaço, a escola tem sua configuração voltada para comportar uma diversidade de alunos que todos os dias do ano letivo utilizam toda sua estrutura, interna, para realizar suas práticas escolares.