LIMA, Paula Sonály Nascimento et al.. . Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17124>. Acesso em: 23/11/2024 19:10
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância da história do cotidiano e da história local no ensino de História, como meio de compreensão da construção da identidade e da memória social, utilizando a história da Ocupação do Conjunto Álvaro Gaudêncio de Queiroz na cidade de Campina Grande - PB, no ano de 1983, visando problematizar sobre a sua construção e como esta ocupação tem, ainda, um forte destaque e relação sentimental com os moradores. O artigo enfatiza sobre o processo histórico das habitações sociais na cidade e a luta de pessoas para conquistarem a sua casa própria. Para isso, dialogaremos com autores que possuem uma maior compreensão sobre memória, identidade e a importância do ensino da história local e, como este movimento pode contribuir para a prática docente e aprendizado do discente, problematizando com metodologias que contribuam um ensino-aprendizagem de História relacionada com a realidade social e o pertencimento com o lugar. Visto que é a partir do seu local que o (a) aluno (a) começa a construir a sua identidade; compreendendo que, devemos valorizar a memória dos sujeitos históricos que constroem as suas histórias diariamente.