SILVA, Vanessa Andrade Da et al.. Prática musical na educação de jovens e adultos – eja. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16760>. Acesso em: 24/11/2024 12:47
A EJA é uma modalidade de ensino que oferece educação para alunos a partir de 15 anos de idade e está amparada pelo parecer CNE/CBE nº 11/2000, oferecendo assim acesso à escola para indivíduos que não frequentaram ou que abandonaram a Educação Básica na infância. A música é uma linguagem universal e componente curricular obrigatório na escola, de acordo com a Lei 11.769 de 18 de Agosto de 2008, com importância significativa no processo de ensino-aprendizagem, permitindo aos alunos interação com o meio social e a diversidade musical no qual estão inseridos, resultando em um encontro de gerações. O presente estudo tem como objetivo ressaltar a importância da educação musical para jovens e adultos e apresentar alguns aspectos envolvidos nesse processo que podem ser aplicados nessa modalidade de ensino, mostrando suas contribuições para os alunos inseridos nesse contexto. A coleta de dados foi feita por meio de pesquisas bibliográficas e de internet visando ampliar nosso conhecimento sobre a temática. No ensino da EJA existe uma característica que pode-se dizer única, em que pessoas de diferentes idades se reúnem dentro de uma única sala, gerando uma troca de experiências e pensamentos que contribuem para o processo de aprendizagem. Particularmente nesse contexto educacional devem-se levar em consideração os diversos modos dos alunos relacionar-se com a música e procurar encontrar uma forma de conexão entre as gerações para que o ensino desta seja proveitoso. É importante mencionar ainda, que o ensino da música na escola não visa à formação de músicos profissionais, e que atrelada a outras áreas de conhecimento contribui para o desenvolvimento e formação do aluno.