Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPANDIDO POSSIBILIDADE DE ACESSO A EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO PROGRAMA MULHERES MIL-UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, PROGRAMA MULHERES MIL, APRENDIZAGEM Pôster (PO) / Poster Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O Programa Mulheres Mil propõe a ampliação do alcance da educação de jovens e adultos, tendo a integração à educação regular com a formação profissional, servindo como um atrativo para a continuidade dos estudos e a (re)inserção no mundo do trabalho. É um Programa que trata de gênero e de (re)inclusão social, pois atende as comunidades que são identificadas através dos parceiros externos, tais como: Secretaria Municipal da Mulher, Centro de Referencia e Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS. Esse estudo apresenta como proposta atender a mulheres acima de 18 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e procuram novas oportunidades de acesso à escola, bem como a capacitação profissional e a (re)inclusão no mundo do trabalho. Esse trabalho diz respeito a um Relato de Experiência o qual teve uma abordagem qualitativa realizado no período de abril a outubro de 2014 e foi desenvolvido por uma professora de geografia, uma professora de psicologia, ambas do Instituto Federal de Educação Ciência e do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina e uma professora de biologia, mestranda da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina. Teve a participação de 71 alunas dos cursos de Cuidador Infantil, Cuidador de Idosos, Recepcionista, Camareira, Agente de Informações Turísticas e Almoxarife de Obras oferecido pelo Instituto Federal de Educação Ciência do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina através do Programa Mulheres Mil e objetivou socializar um relato de experiência mediante a oferta de um “Espaço de Diálogo” que ocorreram no próprio Campus Petrolina em horário conveniente a todas as alunas. Foram realizados seis encontros, nos quais, inicialmente, cada estudante relatou quais eram as suas ansiedades e expectativas referente ao curso realizado, bem como expressar seus anseios, e sentimentos que nutriam a partir da realização dos cursos. Entre as falar pode-se relatar a de L. M. de 27 anos: “Fui aluna do curso de Camareira e, logo após terminar o curso, arrumei um emprego em um hotel aqui na cidade. Foi muito importante fazer esse curso, a minha condição de financeira mudou e hoje é totalmente diferente e me sinto muito feliz” e a de A. S. de 46 anos: “Eu fui aluna do curso de Recepcionista e espero que com a realização desse curso abra portas para a realização da minha tão sonhada profissão. Esse curso também tem contribuído muito em todos os momentos em minha vida social, familiar, profissional”. Percebemos que os cursos realizados pelas alunas possibilitam a apreensão de conteúdos de formação profissional e inserção de mulheres no mercado de trabalho e, por sua vez, tem possibilitado mudanças sociais de mulheres que vivem à margem da estrutura social e econômica. Por fim, reconhecemos que foi muito produtivo vivenciar esses momentos de experiências com as alunas, bem como perceber, nestes momentos que elas sentiam prazer a cada aula e se dedicavam e deliciavam com novos conhecimentos e, por isso, agradecemos a todas as estudantes que se disponibilizaram em participar do “Espaço de Diálogos” e compartilhar suas experiências e história de vida.

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