UTILIZAÇÃO DE JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17094 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 833 "inscrito_id" => 922 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA" "resumo" => "O Ensino e a aprendizagem das funções, sobretudo, da função quadrática passa por inúmeras dificuldades. Acreditamos que isso acontece pelo fato do aluno se deparar com a necessidade de compreender diversos aspectos referentes às características e particularidades da função: gráfico, raízes, pontos de máximo e mínimo, vértice, entre outros. A partir desta problemática, nós, bolsistas do subprojeto PIBID de Matemática, nos motivamos a realizar um ensino diferenciado, com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno e despertar nele o prazer de aprender. Nesta perspectiva, realizamos numa turma do 3º ano do ensino Médio da EEEFM José Luís Neto, localizado em Barra de Santa Rosa – PB, um trabalho dinamizando o ensino das funções quadráticas. O trabalho foi realizado inicialmente através de uma aula expositiva para revisão dos conceitos de função quadrática, através de apresentação de slides e apresentação oral. Em seguida, realizamos uma oficina na turma para a confecção de um jogo de cartas. Após a confecção do jogo, realizamos a execução e um pequeno campeonato entre eles. O jogo foi proposto como desafio, onde os alunos precisavam ter como base o conteúdo de função quadrática e a partir daí, criar suas técnicas de jogada. Desenvolvemos este trabalho com o intuito de revisar o conteúdo de funções quadráticas e desenvolver no aluno a capacidade de visualizar e construir rapidamente a representação gráfica das funções através dos métodos utilizados durante a construção e execução do jogo. Obtivemos resultados satisfatórios, em que grande parte da turma apresentou interesse e participação no jogo, alegando que a metodologia utilizada, trata-se de uma forma mais dinâmica de se aprender os conteúdos propostos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, FUNÇÃO QUADRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID922_17082015130510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MARTINS" "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17094 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 833 "inscrito_id" => 922 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE JOGO DE CARTAS NO ENSINO DE FUNÇÃO QUADRÁTICA" "resumo" => "O Ensino e a aprendizagem das funções, sobretudo, da função quadrática passa por inúmeras dificuldades. Acreditamos que isso acontece pelo fato do aluno se deparar com a necessidade de compreender diversos aspectos referentes às características e particularidades da função: gráfico, raízes, pontos de máximo e mínimo, vértice, entre outros. A partir desta problemática, nós, bolsistas do subprojeto PIBID de Matemática, nos motivamos a realizar um ensino diferenciado, com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno e despertar nele o prazer de aprender. Nesta perspectiva, realizamos numa turma do 3º ano do ensino Médio da EEEFM José Luís Neto, localizado em Barra de Santa Rosa – PB, um trabalho dinamizando o ensino das funções quadráticas. O trabalho foi realizado inicialmente através de uma aula expositiva para revisão dos conceitos de função quadrática, através de apresentação de slides e apresentação oral. Em seguida, realizamos uma oficina na turma para a confecção de um jogo de cartas. Após a confecção do jogo, realizamos a execução e um pequeno campeonato entre eles. O jogo foi proposto como desafio, onde os alunos precisavam ter como base o conteúdo de função quadrática e a partir daí, criar suas técnicas de jogada. Desenvolvemos este trabalho com o intuito de revisar o conteúdo de funções quadráticas e desenvolver no aluno a capacidade de visualizar e construir rapidamente a representação gráfica das funções através dos métodos utilizados durante a construção e execução do jogo. Obtivemos resultados satisfatórios, em que grande parte da turma apresentou interesse e participação no jogo, alegando que a metodologia utilizada, trata-se de uma forma mais dinâmica de se aprender os conteúdos propostos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Matemática" "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO DA MATEMÁTICA, FUNÇÃO QUADRÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID922_17082015130510.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA DA CRUZ MARTINS" "autor_nome_curto" => "FABÍOLA MARTINS" "autor_email" => "fabiolaa--@hotmail.com" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }