O USO DAS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO LETRAMENTO DIGITAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16574 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 8758 "titulo" => "O USO DAS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => """ Este resumo apresenta informações de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE.\r\n Nas últimas décadas, o processo de globalização provocou diversas mudanças em todo o mundo. Dentre estas modificações, podemos citar a revolução tecnológica que ocorre até os dias atuais e, com isso, fica cada vez mais acessível à população de uma forma geral a aquisição de novos aparelhos eletrônicos capazes de realizar as mais diferentes funções. Hoje, já podemos encontrar à venda celulares à prova d’água e televisores que operam por reconhecimento da voz humana.\r\n Diante deste cenário, é cada vez mais comum encontrarmos nas instituições de ensino diversos aparelhos tecnológicos, pois buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos e, consequentemente, os índices em exames de proficiência, é crescente a aposta na inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) nas salas de aula, como suplemento ao material didático.\r\n As tecnologias digitais, mesmo sendo algo relativamente recente, atualizam-se constantemente. Nos últimos anos, a Web 2.0 (ou segunda geração da Internet), popularizou-se em diversos países, inclusive no Brasil, disseminando, entre outros, o uso das Redes sociais, reunindo mais usuários do que os “antigos” blogs e chats, pois de acordo com os dados publicados pelo IBOPE em 2013,\r\n Sites como o Facebook e Twitter têm ganhado cada vez mais a atenção e o tempo dos brasileiros que navegam na Rede. [...] Em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da Internet no período. No mesmo mês do ano passado, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%. O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2009, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões.\r\n \r\n Perante esta realidade, o uso pedagógico das TDIC e redes sociais passou a ser incorporado nas discussões dos professores e demais profissionais da Educação, como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar.\r\n \tA partir das contribuições de Soares (2001) e Xavier (2002), dentre outros autores, verificamos que com o avanço tecnológico passou-se a considerar a existência não só de um letramento, mas sim de letramentos, dentre eles o letramento digital. \r\n Compreendemos como letramento digital a maneira de ter o acesso à informação e utilizá-la em ações cotidianas a partir da realização de práticas de leitura e escrita utilizando como suporte os equipamentos de tecnologia digital, como computadores, tablets e smartphones. Tais dispositivos surgem como novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Diante disto, acreditamos na relevância de investigarmos as contribuições que as tecnologias digitais aliadas à Web 2.0 podem trazer para a educação. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LETRAMENTO DIGITAL, REDES SOCIAIS, TWITTER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID8758_09092015132801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA DE ASSIS" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16574 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2520 "inscrito_id" => 8758 "titulo" => "O USO DAS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => """ Este resumo apresenta informações de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE.\r\n Nas últimas décadas, o processo de globalização provocou diversas mudanças em todo o mundo. Dentre estas modificações, podemos citar a revolução tecnológica que ocorre até os dias atuais e, com isso, fica cada vez mais acessível à população de uma forma geral a aquisição de novos aparelhos eletrônicos capazes de realizar as mais diferentes funções. Hoje, já podemos encontrar à venda celulares à prova d’água e televisores que operam por reconhecimento da voz humana.\r\n Diante deste cenário, é cada vez mais comum encontrarmos nas instituições de ensino diversos aparelhos tecnológicos, pois buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos e, consequentemente, os índices em exames de proficiência, é crescente a aposta na inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) nas salas de aula, como suplemento ao material didático.\r\n As tecnologias digitais, mesmo sendo algo relativamente recente, atualizam-se constantemente. Nos últimos anos, a Web 2.0 (ou segunda geração da Internet), popularizou-se em diversos países, inclusive no Brasil, disseminando, entre outros, o uso das Redes sociais, reunindo mais usuários do que os “antigos” blogs e chats, pois de acordo com os dados publicados pelo IBOPE em 2013,\r\n Sites como o Facebook e Twitter têm ganhado cada vez mais a atenção e o tempo dos brasileiros que navegam na Rede. [...] Em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da Internet no período. No mesmo mês do ano passado, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%. O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2009, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões.\r\n \r\n Perante esta realidade, o uso pedagógico das TDIC e redes sociais passou a ser incorporado nas discussões dos professores e demais profissionais da Educação, como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar.\r\n \tA partir das contribuições de Soares (2001) e Xavier (2002), dentre outros autores, verificamos que com o avanço tecnológico passou-se a considerar a existência não só de um letramento, mas sim de letramentos, dentre eles o letramento digital. \r\n Compreendemos como letramento digital a maneira de ter o acesso à informação e utilizá-la em ações cotidianas a partir da realização de práticas de leitura e escrita utilizando como suporte os equipamentos de tecnologia digital, como computadores, tablets e smartphones. Tais dispositivos surgem como novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Diante disto, acreditamos na relevância de investigarmos as contribuições que as tecnologias digitais aliadas à Web 2.0 podem trazer para a educação. """ "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LETRAMENTO DIGITAL, REDES SOCIAIS, TWITTER" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA5_ID8758_09092015132801.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYGIA DE ASSIS SILVA" "autor_nome_curto" => "LYGIA DE ASSIS" "autor_email" => "lygia1@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }