Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS REDES SOCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO LETRAMENTO DIGITAL

Palavra-chaves: LETRAMENTO, LETRAMENTO DIGITAL, REDES SOCIAIS, TWITTER Pôster (PO) / Poster Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      Este resumo apresenta informações de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE.\r\n
      Nas últimas décadas, o processo de globalização provocou diversas mudanças em todo o mundo. Dentre estas modificações, podemos citar a revolução tecnológica que ocorre até os dias atuais e, com isso, fica cada vez mais acessível à população de uma forma geral a aquisição de novos aparelhos eletrônicos capazes de realizar as mais diferentes funções. Hoje, já podemos encontrar à venda celulares à prova d’água e televisores que operam por reconhecimento da voz humana.\r\n
      Diante deste cenário, é cada vez mais comum encontrarmos nas instituições de ensino diversos aparelhos tecnológicos, pois buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos e, consequentemente, os índices em exames de proficiência, é crescente a aposta na inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) nas salas de aula, como suplemento ao material didático.\r\n
      As tecnologias digitais, mesmo sendo algo relativamente recente, atualizam-se constantemente. Nos últimos anos, a Web 2.0 (ou segunda geração da Internet), popularizou-se em diversos países, inclusive no Brasil, disseminando, entre outros, o uso das Redes sociais, reunindo mais usuários do que os “antigos” blogs e chats, pois de acordo com os dados publicados pelo IBOPE em 2013,\r\n
      Sites como o Facebook e Twitter têm ganhado cada vez mais a atenção e o tempo dos brasileiros que navegam na Rede. [...] Em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da Internet no período. No mesmo mês do ano passado, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%. O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2009, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões.\r\n
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      Perante esta realidade, o uso pedagógico das TDIC e redes sociais passou a ser incorporado nas discussões dos professores e demais profissionais da Educação, como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar.\r\n
      \tA partir das contribuições de Soares (2001) e Xavier (2002), dentre outros autores, verificamos que com o avanço tecnológico passou-se a considerar a existência não só de um letramento, mas sim de letramentos, dentre eles o letramento digital. \r\n
      Compreendemos como letramento digital a maneira de ter o acesso à informação e utilizá-la em ações cotidianas a partir da realização de práticas de leitura e escrita utilizando como suporte os equipamentos de tecnologia digital, como computadores, tablets e smartphones. Tais dispositivos surgem como novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Diante disto, acreditamos na relevância de investigarmos as contribuições que as tecnologias digitais aliadas à Web 2.0 podem trazer para a educação.
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      Diante deste cenário, é cada vez mais comum encontrarmos nas instituições de ensino diversos aparelhos tecnológicos, pois buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos e, consequentemente, os índices em exames de proficiência, é crescente a aposta na inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) nas salas de aula, como suplemento ao material didático.\r\n
      As tecnologias digitais, mesmo sendo algo relativamente recente, atualizam-se constantemente. Nos últimos anos, a Web 2.0 (ou segunda geração da Internet), popularizou-se em diversos países, inclusive no Brasil, disseminando, entre outros, o uso das Redes sociais, reunindo mais usuários do que os “antigos” blogs e chats, pois de acordo com os dados publicados pelo IBOPE em 2013,\r\n
      Sites como o Facebook e Twitter têm ganhado cada vez mais a atenção e o tempo dos brasileiros que navegam na Rede. [...] Em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da Internet no período. No mesmo mês do ano passado, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%. O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2009, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões.\r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este resumo apresenta informações de uma pesquisa de mestrado que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE. Nas últimas décadas, o processo de globalização provocou diversas mudanças em todo o mundo. Dentre estas modificações, podemos citar a revolução tecnológica que ocorre até os dias atuais e, com isso, fica cada vez mais acessível à população de uma forma geral a aquisição de novos aparelhos eletrônicos capazes de realizar as mais diferentes funções. Hoje, já podemos encontrar à venda celulares à prova d’água e televisores que operam por reconhecimento da voz humana. Diante deste cenário, é cada vez mais comum encontrarmos nas instituições de ensino diversos aparelhos tecnológicos, pois buscando melhorar o desempenho escolar dos alunos e, consequentemente, os índices em exames de proficiência, é crescente a aposta na inserção de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TIDC) nas salas de aula, como suplemento ao material didático. As tecnologias digitais, mesmo sendo algo relativamente recente, atualizam-se constantemente. Nos últimos anos, a Web 2.0 (ou segunda geração da Internet), popularizou-se em diversos países, inclusive no Brasil, disseminando, entre outros, o uso das Redes sociais, reunindo mais usuários do que os “antigos” blogs e chats, pois de acordo com os dados publicados pelo IBOPE em 2013, Sites como o Facebook e Twitter têm ganhado cada vez mais a atenção e o tempo dos brasileiros que navegam na Rede. [...] Em janeiro de 2013, essas páginas e outras agrupadas na subcategoria comunidades, que incluem também blogs, microblogs e fóruns, atingiram mais de 46 milhões de usuários, o equivalente a 86% dos internautas ativos da Internet no período. No mesmo mês do ano passado, esse total era de 40,6 milhões de usuários, um crescimento de aproximadamente 15%. O total de usuários segue uma tendência constante de crescimento. Em julho de 2009, ano de lançamento do Twitter, o total de usuários da subcategoria era cerca de 31,6 milhões de pessoas. Já em julho de 2010, o número saltou para 33,7 milhões e no mesmo período de 2011, já atingia 37,9 milhões. Perante esta realidade, o uso pedagógico das TDIC e redes sociais passou a ser incorporado nas discussões dos professores e demais profissionais da Educação, como instrumentos no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. A partir das contribuições de Soares (2001) e Xavier (2002), dentre outros autores, verificamos que com o avanço tecnológico passou-se a considerar a existência não só de um letramento, mas sim de letramentos, dentre eles o letramento digital. Compreendemos como letramento digital a maneira de ter o acesso à informação e utilizá-la em ações cotidianas a partir da realização de práticas de leitura e escrita utilizando como suporte os equipamentos de tecnologia digital, como computadores, tablets e smartphones. Tais dispositivos surgem como novas possibilidades no processo de ensino e aprendizagem no espaço escolar. Diante disto, acreditamos na relevância de investigarmos as contribuições que as tecnologias digitais aliadas à Web 2.0 podem trazer para a educação.

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