Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e caracteriza-se pelos processos voltados para a conservação do meio ambiente, tanto de maneira individual quanto coletiva. Ante o exposto propõe-se com esta pesquisa realizar o levantamento sobre as concepções e práticas dos discentes a respeito da educação ambiental voltada ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com 181 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 21 questões sendo 5 subjetiva e 16 objetiva. Através deste trabalho foi possível perceber que os professores principalmente das disciplinas de Ciências e Geografia orientam os alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos. Um elevado percentual de alunos do 6º, 8º e do 9º ano afirma não saber o que é coleta seletiva, este percentual é um pouco menor para a turma do 7º ano. Menos de 30% dos alunos questionados revela saber identificar corretamente as cores dos recipientes para a coleta seletiva, já quando questionados se sabem o que é reciclar em média de 70% de todos os participantes afirma saber, porém descrevem esta definição de maneira errada. Pode-se perceber também que independente da turma na qual os alunos se encontram, estes não são capazes de identificar qual o material que mais demora a se decompor na natureza. Dessa maneira, infere-se a necessidade de desenvolver mais projetos nas escolas no intuito de levar mais informação aos estudantes e incentivar a importância em tratar os resíduos sólidos e, consequentemente, cuidar e evitar danos ao meio ambiente.