Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15829
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2121
    "inscrito_id" => 3111
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB"
    "resumo" => "Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e caracteriza-se pelos processos voltados para a conservação do meio ambiente, tanto de maneira individual quanto coletiva. Ante o exposto propõe-se com esta pesquisa realizar o levantamento sobre as concepções e práticas dos discentes a respeito da educação ambiental voltada ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com 181 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 21 questões sendo 5 subjetiva e 16 objetiva. Através deste trabalho foi possível perceber que os professores principalmente das disciplinas de Ciências e Geografia orientam os alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos. Um elevado percentual de alunos do 6º, 8º e do 9º ano afirma não saber o que é coleta seletiva, este percentual é um pouco menor para a turma do 7º ano. Menos de 30% dos alunos questionados revela saber identificar corretamente as cores dos recipientes para a coleta seletiva, já quando questionados se sabem o que é reciclar em média de 70% de todos os participantes afirma saber, porém descrevem esta definição de maneira errada. Pode-se perceber também que independente da turma na qual os alunos se encontram, estes não são capazes de identificar qual o material que mais demora a se decompor na natureza. Dessa maneira, infere-se a necessidade de desenvolver mais projetos nas escolas no intuito de levar mais informação aos estudantes e incentivar a importância em tratar os resíduos sólidos e, consequentemente, cuidar e evitar danos ao meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3111_08092015194526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMYRES RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAMYRES RIBEIRO"
    "autor_email" => "thamyres84@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15829
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2121
    "inscrito_id" => 3111
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB"
    "resumo" => "Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e caracteriza-se pelos processos voltados para a conservação do meio ambiente, tanto de maneira individual quanto coletiva. Ante o exposto propõe-se com esta pesquisa realizar o levantamento sobre as concepções e práticas dos discentes a respeito da educação ambiental voltada ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com 181 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 21 questões sendo 5 subjetiva e 16 objetiva. Através deste trabalho foi possível perceber que os professores principalmente das disciplinas de Ciências e Geografia orientam os alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos. Um elevado percentual de alunos do 6º, 8º e do 9º ano afirma não saber o que é coleta seletiva, este percentual é um pouco menor para a turma do 7º ano. Menos de 30% dos alunos questionados revela saber identificar corretamente as cores dos recipientes para a coleta seletiva, já quando questionados se sabem o que é reciclar em média de 70% de todos os participantes afirma saber, porém descrevem esta definição de maneira errada. Pode-se perceber também que independente da turma na qual os alunos se encontram, estes não são capazes de identificar qual o material que mais demora a se decompor na natureza. Dessa maneira, infere-se a necessidade de desenvolver mais projetos nas escolas no intuito de levar mais informação aos estudantes e incentivar a importância em tratar os resíduos sólidos e, consequentemente, cuidar e evitar danos ao meio ambiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3111_08092015194526.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMYRES RIBEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "THAMYRES RIBEIRO"
    "autor_email" => "thamyres84@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e caracteriza-se pelos processos voltados para a conservação do meio ambiente, tanto de maneira individual quanto coletiva. Ante o exposto propõe-se com esta pesquisa realizar o levantamento sobre as concepções e práticas dos discentes a respeito da educação ambiental voltada ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com 181 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 21 questões sendo 5 subjetiva e 16 objetiva. Através deste trabalho foi possível perceber que os professores principalmente das disciplinas de Ciências e Geografia orientam os alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos. Um elevado percentual de alunos do 6º, 8º e do 9º ano afirma não saber o que é coleta seletiva, este percentual é um pouco menor para a turma do 7º ano. Menos de 30% dos alunos questionados revela saber identificar corretamente as cores dos recipientes para a coleta seletiva, já quando questionados se sabem o que é reciclar em média de 70% de todos os participantes afirma saber, porém descrevem esta definição de maneira errada. Pode-se perceber também que independente da turma na qual os alunos se encontram, estes não são capazes de identificar qual o material que mais demora a se decompor na natureza. Dessa maneira, infere-se a necessidade de desenvolver mais projetos nas escolas no intuito de levar mais informação aos estudantes e incentivar a importância em tratar os resíduos sólidos e, consequentemente, cuidar e evitar danos ao meio ambiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.