EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15829 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2121 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB" "resumo" => "Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e caracteriza-se pelos processos voltados para a conservação do meio ambiente, tanto de maneira individual quanto coletiva. Ante o exposto propõe-se com esta pesquisa realizar o levantamento sobre as concepções e práticas dos discentes a respeito da educação ambiental voltada ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com 181 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 21 questões sendo 5 subjetiva e 16 objetiva. Através deste trabalho foi possível perceber que os professores principalmente das disciplinas de Ciências e Geografia orientam os alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos. Um elevado percentual de alunos do 6º, 8º e do 9º ano afirma não saber o que é coleta seletiva, este percentual é um pouco menor para a turma do 7º ano. Menos de 30% dos alunos questionados revela saber identificar corretamente as cores dos recipientes para a coleta seletiva, já quando questionados se sabem o que é reciclar em média de 70% de todos os participantes afirma saber, porém descrevem esta definição de maneira errada. Pode-se perceber também que independente da turma na qual os alunos se encontram, estes não são capazes de identificar qual o material que mais demora a se decompor na natureza. Dessa maneira, infere-se a necessidade de desenvolver mais projetos nas escolas no intuito de levar mais informação aos estudantes e incentivar a importância em tratar os resíduos sólidos e, consequentemente, cuidar e evitar danos ao meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3111_08092015194526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMYRES RIBEIRO" "autor_email" => "thamyres84@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15829 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2121 "inscrito_id" => 3111 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA AO GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS DISCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE AREIA - PB" "resumo" => "Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional e caracteriza-se pelos processos voltados para a conservação do meio ambiente, tanto de maneira individual quanto coletiva. Ante o exposto propõe-se com esta pesquisa realizar o levantamento sobre as concepções e práticas dos discentes a respeito da educação ambiental voltada ao gerenciamento dos resíduos sólidos. A pesquisa foi realizada com 181 alunos do ensino fundamental de uma escola estadual da cidade de Areia – PB. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário composto por 21 questões sendo 5 subjetiva e 16 objetiva. Através deste trabalho foi possível perceber que os professores principalmente das disciplinas de Ciências e Geografia orientam os alunos sobre a problemática dos resíduos sólidos. Um elevado percentual de alunos do 6º, 8º e do 9º ano afirma não saber o que é coleta seletiva, este percentual é um pouco menor para a turma do 7º ano. Menos de 30% dos alunos questionados revela saber identificar corretamente as cores dos recipientes para a coleta seletiva, já quando questionados se sabem o que é reciclar em média de 70% de todos os participantes afirma saber, porém descrevem esta definição de maneira errada. Pode-se perceber também que independente da turma na qual os alunos se encontram, estes não são capazes de identificar qual o material que mais demora a se decompor na natureza. Dessa maneira, infere-se a necessidade de desenvolver mais projetos nas escolas no intuito de levar mais informação aos estudantes e incentivar a importância em tratar os resíduos sólidos e, consequentemente, cuidar e evitar danos ao meio ambiente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID3111_08092015194526.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMYRES RIBEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THAMYRES RIBEIRO" "autor_email" => "thamyres84@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }