Para a aquisição da leitura são necessárias determinadas habilidades como reconhecimento de palavras, memória, atenção, consciência fonológica, compreensão, em consenso com alguns mecanismos biológicos. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a habilidade de reconhecimento de palavras frente ao rendimento escolar de estudantes. Especificamente, pretende-se a) avaliar a decodificação de palavras isoladas; b) classificar o desempenho dos escolares em decodificação de palavras; c) verificar as estratégias de leitura utilizadas pelos escolares; e d) verificar se há correlação entre reconhecimento de palavras e rendimento escolar em Língua Portuguesa. Contou-se com a participação de 44 alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental – 1º Ciclo, de três escolas municipais na cidade Lagoa de Dentro-PB, com idades variando entre 09 a 16 anos (m= 11,73; dp= 1,86), sendo a maioria do sexo masculino (56,8%). Para a realização desta pesquisa foi utilizado como instrumento o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) de Seabra e Capovilla (2010). Encontrou-se os seguintes resultados da amostra total: 13,6% dos participantes estão Muito Abaixo da média esperada; 36,3% estão Abaixo e 50,1% estão na Média, o que demonstra um percentual bastante alto e preocupante de infantes que apresentam dificuldade no reconhecimento da palavra e repercutindo em problemas de leitura, que somando corresponde a um total de 49,9% dos participantes Abaixo ou Muito Abaixo do nível esperado para o 5º Ano. Os dados desta pesquisa colaboram para traçar um projeto de intervenção voltado à construção de estratégias que visem o desenvolvimento da rota lexical nos infantes.