Nossa pesquisa será embasada na prática do ensino, que pode ser de forma tradicional ou produtiva e assim falaremos especificamente no ensino de Língua Portuguesa. O ensino tradicional tente ao lado pragmático sem alteração, que inibe o aluno em seu modo de pensar onde não é possível refletir seu aprendizado, já o ensino produtivo se baseia em incentivar o aluno a desenvolver o seu aprendizado, mostrando possibilidades de associar seu contexto com o que ele aprende em sala de aula. É partindo destas discussões que explanaremos novas formas de ensino, fazendo com que o aluno aprenda a se desenvolver em sua forma critica de pensar. Tendo como base os pressupostos citados acima usaremos como embasamento teórico Freire (2005) e Antunes (2003) fazendo o seguinte questionamento: como funciona a forma tradicional de ensino e com podemos mudar tornando-a produtiva? Assim iremos propor novas formas de ensino a partir do uso do texto em sala de aula onde ele quando associado ao contexto do aluno pode se tornar produtivo não só para o aluno, mas também para o professor e a escola em que estes estão inseridos. Com isso remos trazer uma breve explanação do ensino tradicional entendendo como ele funciona, mostrando que sua forma programada de ensino não resulta em muitos resultados positivos, mostrando que o processo de ensino e aprendizado precisa cada vez mais inovado, para que os alunos saiam das salas de aula podendo associar o ensino com o contexto e aprender também com o lugar em que estão.