A busca por meios facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, colabora para galgar crescentes melhorias no processo educativo nos diversos espaços de. Existem inúmeros instrumentos que favorecem a um melhor desempenho da prática educativa, destaca-se, pois, a utilização dos infográficos como mecanismos auxiliadores da relação entre professor e aluno potencializando os conhecimentos prévios já existentes na estrutura cognitiva deles. Este artigo teve como objetivos, demonstrar de que maneira os infográficos podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, estimular o desenvolvimento do raciocínio crítico dos estudantes a partir do uso dos infográficos, aproximar o maior número de conceitos em um período menor de tempo por meio da utilização dos infográficos. Para atingir a estes objetivos, pesquisas teórico-metodológicas foram realizadas de cunho qualitativo, buscando em referenciais teóricos ideias e conceitos que pudessem possibilitar uma reflexão acerca do uso dos infográficos em aulas de Ciências como também entender de que forma ocorre esta efetiva complementação nas estratégias metodológicas do docente, conferindo a possibilidade de ocorrência da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. Foi possível perceber que os infográficos, enquanto recursos didáticos, podem proporcionar ao entendimento de conceitos através da visualização de textos e imagens, estimulando no aluno suas capacidades cognitivas, auxiliando ao desenvolvimento da aprendizagem significativa.