Os documentos escolares apresentam fundamentais entendimentos da instituição de ensino, sobretudo com as características e elementos norteadores da prática pedagógica. Por isso, a temática de direitos humanos e a educação deste tornam-se necessário para contemplar aspectos da democracia, direitos e deveres, cidadania, entre outras correlações estabelecidas. Assim, nesse estudo busca-se analisar dois projetos políticos pedagógicos de duas escolas públicas na cidade do Recife, sendo uma estadual com as modalidades de ensino fundamental II e médio, já a outra municipal apenas ensino fundamental I, no ano de 2012 durante os estágios obrigatórios. A metodologia é pesquisa documental com ênfase na identificação da temática de direitos humanos presentes ou não no projeto político pedagógico. Então, observa-se que na escola estadual apresenta quatro vezes a palavra direitos humanos e na escola municipal não se encontra tal palavra, porém conceitos próximos que indicam a atuação da comunidade escolar numa tentativa dessa prática. Diante disso, e embasado no plano nacional de direitos humanos III e plano nacional de educação em direitos humanos, percebe-se pouca referência para substanciar o trabalho pedagógico dos docentes, assim como a gestão escolar ainda não definiu esse assunto como prioritário ou relevante para debater nos documentos escolares. Dessa forma, compreende-se os poucos conhecimentos na importância do tema, assim como a secretaria de educação estadual e municipal, além dos conselhos correspondentes necessita intervir junto a gestão escolar para construir uma escola mais democrática e embasada nas atuais discussões de direitos humanos.