Este trabalho é resultado da avaliação de um minicurso aplicado no I Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, ocorrido em maio de 2015, no qual se apresentou para os participantes do minicurso o que é proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação ao ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental e algumas propostas didáticas para o referente ensino, tendo como foco o uso do material concreto como mediador do processo de ensino e aprendizagem. A motivação para este trabalho surgiu da compreensão que a apropriação de conceitos geométricos interfere diretamente na percepção, compreensão e interpretação do espaço em que vive e na formação do aluno enquanto cidadão. O minicurso teve como público alvo alunos do curso de Pedagogia e de Licenciatura em Matemática e foi desenvolvido em duas etapas: uma teórica, na qual foram discutidas as propostas para o ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental e uma prática, na qual foram propostas quatro atividades relacionadas ao ensino de geometria para os anos inicias do Ensino Fundamental. Os objetivos do minicurso foram atingidos e seus resultados satisfatórios, pois alguns participantes sequer sabiam que o ensino de geometria deve fazer parte das aulas de matemática nos anos inicias do Ensino Fundamental e com o minicurso relataram ter tido a oportunidade de refletir sobre esse assunto e pesquisar sobre o mesmo.