O presente trabalho tem como objetivo compreender o papel do Diretor de turma e sua relação com as famílias na construção de estratégias metodológicas e pedagógicas no campo educacional. Transitando nos espaços pedagógicos o diretor de turma faz um tipo de diagnóstico das problemáticas da instituição de ensino. Com isso podemos levantar a hipótese que ele seria um tipo de “especialista” mostrando de forma mais concreta os eminentes problemas que surgem na escola. A função de mediador entre diretoria, coordenação e família dos alunos possibilita a este agente vislumbrar os aspectos mais amplos da educação. As observações durante o período de estágio nas disciplinas de licenciatura do Curso de Ciências Sociais da Universidade Regional do Cariri localizado na Cidade do Crato-Ceará; resultaram no levantamento de questionamentos dentre os quais no que concerne a relação família desestruturada (categoria esta levantada pelos Diretores de turma) com a escola. O Diretor de turma torna-se peça importante na socialização dos estudantes. Tem legitimidade para sancionar as normas na escola e de certa forma punir os transgressores. Justifica-se assim importante relevância nesse estudo através do viés sociológico na construção do papel do Diretor de turma como indivíduo com capital cultural e simbólico (Conceito que será desenvolvido adiante) que media as problemáticas da instituição de ensino. Proponho reflexões teóricas na mediada que este autor social surge na escola como articulador de inovações ou reprodutor de um sistema. A especificidade desse estudo são as relações que ele estabelece com os alunos que não correspondem às expectativas da escola, que segundo eles é o resultado das famílias “desestruturadas”.