LEITURA COMPARTILHADA: UM CAMINHO PARA ESTREITAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16225 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 6629 "titulo" => "LEITURA COMPARTILHADA: UM CAMINHO PARA ESTREITAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS" "resumo" => "Observamos que a maioria dos sujeitos em situação de deficiência são excluídos do meio social e que essa exclusão dificulta o processo de autonomia, independência e sobre tudo o processo de desenvolvimento cognitivo nos aspectos de leitura e escrita. Sabemos que a leitura amplia, aprimora o vocabulário, contribui para o desenvolvimento crítico e reflexivo, possibilita o contato do leitor com diferentes idéias e experiências de mundo. Este trabalho está sendo realizado com base em referenciais teórico-metodológicos da abordagem sócio histórica de aprendizagem, da perspectiva de deficiência como construção social e concepções interacionista de linguagem e ensino de língua escrita. O objetivo deste trabalho é oferecer situações na casa dos sujeitos em situação de deficiência, nas quais a leitura seja uma ferramenta que amplie as habilidades e competências cognitivas, estimule a memória a curto e longo prazo, promova sua autonomia como leitores e que os sujeitos vivenciem momentos de diálogos com os leitores competentes sobre assuntos variados que surgem a partir das narrativas lidas em casa. Os dados tem evidenciado que a leitura em casa desses sujeitos tem promovido: 1) a liberdade do individuo em situação de deficiência da ignorância social, 2)estreitado vínculos com familiares, com a comunidade, 3)incluido os sujeitos em situação de deficiência no contexto em que estão inseridos, 4) ativado a imaginação, a criatividade desses leitores iniciantes." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "LEITURA COMPARTILHADA, INTERAÇÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID6629_02092015135508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSSANA SHEILA PONTES CARVALHO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSSANA" "autor_email" => "carvalhorossana@yahoo.com" "autor_ies" => "PUC-MINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16225 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1217 "inscrito_id" => 6629 "titulo" => "LEITURA COMPARTILHADA: UM CAMINHO PARA ESTREITAR AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS" "resumo" => "Observamos que a maioria dos sujeitos em situação de deficiência são excluídos do meio social e que essa exclusão dificulta o processo de autonomia, independência e sobre tudo o processo de desenvolvimento cognitivo nos aspectos de leitura e escrita. Sabemos que a leitura amplia, aprimora o vocabulário, contribui para o desenvolvimento crítico e reflexivo, possibilita o contato do leitor com diferentes idéias e experiências de mundo. Este trabalho está sendo realizado com base em referenciais teórico-metodológicos da abordagem sócio histórica de aprendizagem, da perspectiva de deficiência como construção social e concepções interacionista de linguagem e ensino de língua escrita. O objetivo deste trabalho é oferecer situações na casa dos sujeitos em situação de deficiência, nas quais a leitura seja uma ferramenta que amplie as habilidades e competências cognitivas, estimule a memória a curto e longo prazo, promova sua autonomia como leitores e que os sujeitos vivenciem momentos de diálogos com os leitores competentes sobre assuntos variados que surgem a partir das narrativas lidas em casa. Os dados tem evidenciado que a leitura em casa desses sujeitos tem promovido: 1) a liberdade do individuo em situação de deficiência da ignorância social, 2)estreitado vínculos com familiares, com a comunidade, 3)incluido os sujeitos em situação de deficiência no contexto em que estão inseridos, 4) ativado a imaginação, a criatividade desses leitores iniciantes." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "LEITURA COMPARTILHADA, INTERAÇÃO, INCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA7_ID6629_02092015135508.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSSANA SHEILA PONTES CARVALHO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSSANA" "autor_email" => "carvalhorossana@yahoo.com" "autor_ies" => "PUC-MINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }