O LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O POEMA ATOS FALHOS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16461 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1141 "inscrito_id" => 5727 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O POEMA ATOS FALHOS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO" "resumo" => "Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência de leitura com o poema: Atos falhos, de Sérgio de Castro Pinto, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Massaranduba (PB) em 2014. O propósito dessa experiência foi possibilitar o trabalho com a leitura de poesia na sala de aula com o eixo temático voltado para o homem, os sentimentos e o tempo. No que concerne à coleta de dados, utilizamos: diário de campo, gravações das aulas em áudio, registro por meio de fotos, questionários e a página criada no facebook. A fundamentação, no âmbito da crítica literária, se pautou nas contribuições de: Barbosa Filho (1989), (2008), Brito (1995), Lima (1968) e Paz (1982). Quanto aos aspectos voltados para o ensino de literatura, tivemos como aporte teórico: Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Cosson (2006), (2014), Jauss (1994) Jouve (2002), Iser (1996), Guimarães (2012), Pinheiro (2007), Rezende (2013) e Zilberman (1989). Portanto, os resultados alcançados nos indicam que a partir do momento em que se pensa metodologicamente a abordagem da poesia em sala de aula, com base na leitura dos textos e não na aquisição de um saber sobre a literatura, os discentes conseguem participar mais ativamente da aula, mostrando entusiasmo e interesse diante da presença de temas vinculados às suas vivências pessoais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITORES, POESIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID5727_30082015205149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SANTANA" "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16461 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1141 "inscrito_id" => 5727 "titulo" => "O LETRAMENTO LITERÁRIO E A FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O POEMA ATOS FALHOS DE SÉRGIO DE CASTRO PINTO" "resumo" => "Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência de leitura com o poema: Atos falhos, de Sérgio de Castro Pinto, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Massaranduba (PB) em 2014. O propósito dessa experiência foi possibilitar o trabalho com a leitura de poesia na sala de aula com o eixo temático voltado para o homem, os sentimentos e o tempo. No que concerne à coleta de dados, utilizamos: diário de campo, gravações das aulas em áudio, registro por meio de fotos, questionários e a página criada no facebook. A fundamentação, no âmbito da crítica literária, se pautou nas contribuições de: Barbosa Filho (1989), (2008), Brito (1995), Lima (1968) e Paz (1982). Quanto aos aspectos voltados para o ensino de literatura, tivemos como aporte teórico: Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Cosson (2006), (2014), Jauss (1994) Jouve (2002), Iser (1996), Guimarães (2012), Pinheiro (2007), Rezende (2013) e Zilberman (1989). Portanto, os resultados alcançados nos indicam que a partir do momento em que se pensa metodologicamente a abordagem da poesia em sala de aula, com base na leitura dos textos e não na aquisição de um saber sobre a literatura, os discentes conseguem participar mais ativamente da aula, mostrando entusiasmo e interesse diante da presença de temas vinculados às suas vivências pessoais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE LITERATURA, ESTÉTICA DA RECEPÇÃO, FORMAÇÃO DE LEITORES, POESIA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID5727_30082015205149.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA SANTANA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELA SANTANA" "autor_email" => "gabrielasantana.118@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }