Neste trabalho, refletimos sobre uma experiência de leitura com o poema: Atos falhos, de Sérgio de Castro Pinto, com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Massaranduba (PB) em 2014. O propósito dessa experiência foi possibilitar o trabalho com a leitura de poesia na sala de aula com o eixo temático voltado para o homem, os sentimentos e o tempo. No que concerne à coleta de dados, utilizamos: diário de campo, gravações das aulas em áudio, registro por meio de fotos, questionários e a página criada no facebook. A fundamentação, no âmbito da crítica literária, se pautou nas contribuições de: Barbosa Filho (1989), (2008), Brito (1995), Lima (1968) e Paz (1982). Quanto aos aspectos voltados para o ensino de literatura, tivemos como aporte teórico: Bordini e Aguiar (1988), Colomer (2007), Cosson (2006), (2014), Jauss (1994) Jouve (2002), Iser (1996), Guimarães (2012), Pinheiro (2007), Rezende (2013) e Zilberman (1989). Portanto, os resultados alcançados nos indicam que a partir do momento em que se pensa metodologicamente a abordagem da poesia em sala de aula, com base na leitura dos textos e não na aquisição de um saber sobre a literatura, os discentes conseguem participar mais ativamente da aula, mostrando entusiasmo e interesse diante da presença de temas vinculados às suas vivências pessoais.