O trabalho em questão retrata uma experiência vivenciada pelos alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bolsistas do Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), atuantes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande - PB. A experiência consistiu na aplicação de uma oficina intitulada “Matemática Financeira e Excel, uma parceria em favor de um consumo mais consciente”, desenvolvida e aplicada em duas fases, na primeira com 21 alunos, e na segunda, com 15 alunos; todos da 1º série do Ensino Médio, com o objetivo de explicar a estes alunos os conceitos de Matemática Financeira associados ao uso da Planilha Excel, sugerindo a utilização do aplicativo para facilitar o entendimento e ainda ensinar técnicas para resolver problemas matemáticos com Razão e Proporção, Porcentagem, Desconto, Juros Simples e Composto. Durante a aplicação da oficina, observamos que os alunos tinham um breve conhecimento sobre a Matemática Financeira, de modo que sabiam onde ela estava presente em nosso cotidiano: na hora de fazer a compra de um bem ou serviço, por exemplo. No decorrer da aplicação das atividades, desenvolvemos o conhecimento do alunado sobre a necessidade de ter um entendimento básico sobre contabilidade. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática Financeira esteja inserida.