Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO SISTEMA PRISIONAL – DAS VIOLAÇÕES À EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE

Palavra-chaves: CIDADANIA, IGUALDADE, DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, PRISÃ, CIDADANIA, IGUALDADE, DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, PRISÃ, CIDADANIA, IGUALDADE, DIVERSIDADE, EDUCAÇÃO, PRISÃ Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Gênero, Sexualidade e Educação
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      RESUMO: A ideia de inclusão expressa um processo pelo qual as instituições e grupos sociais promovem cada vez mais a inclusão de pessoas tidas como “diferentes” ou desviantes de alguma norma ou valor estabelecido por cada grupo. No campo da sexualidade, as lutas pela inclusão referem-se à garantia da participação e acesso efetivo à cidadania por todos os sujeitos discriminados por sua sexualidade. Este estudo tem o objetivo de analisar como se dão as relações de gênero no ambiente prisional e de que forma a educação prisional pode promover melhores condições de dignidade e igualdade de direitos a sujeitos excluídos dentro deste sistema por não enquadrarem-se nos padrões de orientação sexual estipulados socialmente. Por meio de uma revisão bibliográfica, traçamos reflexões acerca do currículo da Educação Prisional sobre pontos que podem ser melhor aprimorados e garantir a possibilidade de discussão sobre igualdade e cidadania. Concluímos que a Educação para a inclusão no Sistema Prisional ainda é um desafio enfrentado pelos gestores públicos, mas que sua implementação representa uma forte garantia de restauração da cidadania de sujeitos que terão a possibilidade de refletir suas práticas e construir novos caminhos para a vida.\r\n
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO: A ideia de inclusão expressa um processo pelo qual as instituições e grupos sociais promovem cada vez mais a inclusão de pessoas tidas como “diferentes” ou desviantes de alguma norma ou valor estabelecido por cada grupo. No campo da sexualidade, as lutas pela inclusão referem-se à garantia da participação e acesso efetivo à cidadania por todos os sujeitos discriminados por sua sexualidade. Este estudo tem o objetivo de analisar como se dão as relações de gênero no ambiente prisional e de que forma a educação prisional pode promover melhores condições de dignidade e igualdade de direitos a sujeitos excluídos dentro deste sistema por não enquadrarem-se nos padrões de orientação sexual estipulados socialmente. Por meio de uma revisão bibliográfica, traçamos reflexões acerca do currículo da Educação Prisional sobre pontos que podem ser melhor aprimorados e garantir a possibilidade de discussão sobre igualdade e cidadania. Concluímos que a Educação para a inclusão no Sistema Prisional ainda é um desafio enfrentado pelos gestores públicos, mas que sua implementação representa uma forte garantia de restauração da cidadania de sujeitos que terão a possibilidade de refletir suas práticas e construir novos caminhos para a vida. PALAVRAS-CHAVE: Cidadania, Igualdade, Diversidade, Educação, Prisão, Gênero.

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