A busca pelos fundamentos da Matemática impulsionou uma grande discussão entre matemáticos no final do século XIX e início do século XX. Tradicionalmente são colocadas três vertentes nesse debate, os logicistas, os intuicionistas e os formalistas, cada uma com os seus proeminentes representantes, buscaram esclarecer quais seriam os fundamentos da matemática. As discussões acerca do assunto alimentaram vários debates posteriores e muitos matemáticos se debruçaram sobre o tema trazendo novas reflexões sobre os conceitos e princípios básicos da matemática como ciência, essas reflexões acabaram por contribuir numa reunião entre as ideias da matemática e da filosofia neste período. Esse artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca de aspectos intuicionistas que podem emergir no contexto da sala aula com a proposta da constituição de um conceito matemático. Pautamo-nos em alguns preceitos elaborados e apresentados na Teoria Intuicionista da Educação Matemática de John A. Fossa que compuseram a nossa malha para observação em sala de aula. Nossas reflexões apontaram que devem ser ampliados os estudos a respeito das implicações das escolas filosóficas na Educação Matemática para que se possa garantir um exercício sistêmico da atividade pedagógica baseados em pressupostos solidamente examinados.