O Ensino de Matemática enfrenta inúmeros problemas que envolvem o seu processo de ensino-aprendizagem. São inúmeras as dificuldades encontradas pelos alunos e por isso são necessárias mudanças na forma de construir conhecimento Matemático. Vários fatores contribuem para esta realidade, dentre eles: a falta de relação entre as aulas e o cotidiano dos discentes, rigor excessivo exigido por alguns professores e principalmente a falta de integração entre teoria e prática durante as aulas. O Laboratório de Matemática é uma ferramenta imprescindível para melhorar a aprendizagem, já que fornece ao aluno meios que o possibilite vislumbrar a aplicação do conhecimento teórico, ou seja, é capaz de relacionar a teoria ao cotidiano do aluno através de experimentações práticas. Com o intuito de entender a função desse mecanismo na aprendizagem, foi realizada uma pesquisa e atividade prática em uma Escola da Rede Estadual localizada na cidade de Patos/PB, onde pode-se constatar através da aplicação de questionários que 100% dos alunos reconhecem que o conhecimento teórico atrelado ao conhecimento prático (aula no Laboratório de Matemática da Escola) facilita o processo de captação do conhecimento. Para o referido estudo foi utilizada uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa que oferece a garantia da precisão dos resultados.