Essa pesquisa analisou e apresentou a partir de uma experiência pessoal os primeiros contatos com a sala de aula, seja na prática do estágio, seja como professor iniciante. O objetivo principal desse texto foi expor as dificuldades encontradas por estagiários e professores nas suas práticas iniciais. Além de ter enfatizado no decorrer do texto os dilemas e fatores que contribuem para a licenciatura ser uma das últimas opções de profissionalização, como também foi abordado a importância que o professor exerce no processo de ensino/aprendizagem, e propostas direcionadas aos programas de estágios das Instituições de Ensino Superior visando preparar melhor os alunos para o estágio e futuramente para a docência, e construir um vínculo intrínseco entre universidade e escola. A metodologia utilizada na execução desse trabalho partiu do método dedutivo, no qual busca explicar o conteúdo através de uma análise do geral para o particular. Quanto aos procedimentos a pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira etapa consistiu num levantamento bibliográfico (livros, revistas, periódicos e na internet), de autores que se dedicam ou se dedicaram a esta temática, com o objetivo de atualizar-se para a fundamentação teórica desse trabalho. Já a segunda etapa apoiou-se em entrevistas e depoimentos com professores que já atuam na educação pública, e com alunos que estavam desenvolvendo o estágio. Mediante o exposto, pode-se inferir que boa parte dos professores iniciantes sentem dificuldade na sala de aula, isso é reflexo do estágio vulnerável que foi realizado (às vezes não chegam a fazê-lo), entre outros fatores.