Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO

Palavra-chaves: ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA Pôster (PO) / Poster Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16129
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 1110
    "titulo" => "HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO"
    "resumo" => """
      O presente projeto de pesquisa nasceu do desejo de contextualizar as aulas de História com o uso literário, visto que a referida disciplina é tachada por muitos como uma "matéria decoreba" ou então de grandes explanações onde o professor é quem detêm a maior parte da fala. Além disso, é notório, por parte dos professores, em geral, da EEEFM José Rodrigues de Ataíde que os educandos estão tendo dificuldades na inserção do hábito da leitura e sem a leitura o processo de aprendizagem, certamente, terá uma queda. Desse modo, faz-se necessário que, a cada ano se faça uma pesquisa no universo do aluno para que se monte sequências didáticas que torne o processo ensino-aprendizagem mais proveitoso.\r\n
      Durante muito tempo os historiadores se preocuparam em legitimar fatos, em descrevê-los, trazendo para a sala de aula um momento fundamentado na memorização ou na repetição. Assim, "o trabalho do historiador seria o de reconstituir detalhadamente o passado por meio de uma descrição que não problematize os fatos, mas os fizesses "falar" por si mesmo". (BRUCE et al., 2006, p.201). \r\n
      A partir da década de 80, do século XX começa-se a repensar em qual seria o ofício do historiador, afastando-se assim das correntes positivistas e marxistas e aproximando de uma historiografia que mais se emparelha ao cotidiano. Essa mudança de paradigmas ressalta a interdisciplinaridade onde a História passa a dialogar com outras áreas do conhecimento como a antropologia, sociologia, filosofia, literatura, cultura, etc.\r\n
      Esse trabalho possui como objetivo geral propiciar uma aprendizagem significativa no ensino de História, utilizando a leitura dos livros de José Lins do Rego, escritor esse que soube descrever o ciclo da cana-de-açúcar de forma literária e contextualizada além de apresentar aos educandos mais uma forma de se estudar a História.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID1110_30082015113031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezasantos6000@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16129
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1125
    "inscrito_id" => 1110
    "titulo" => "HISTÓRIA E LITERATURA: COMPREENDENDO O CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR ATRAVÉS DAS OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO"
    "resumo" => """
      O presente projeto de pesquisa nasceu do desejo de contextualizar as aulas de História com o uso literário, visto que a referida disciplina é tachada por muitos como uma "matéria decoreba" ou então de grandes explanações onde o professor é quem detêm a maior parte da fala. Além disso, é notório, por parte dos professores, em geral, da EEEFM José Rodrigues de Ataíde que os educandos estão tendo dificuldades na inserção do hábito da leitura e sem a leitura o processo de aprendizagem, certamente, terá uma queda. Desse modo, faz-se necessário que, a cada ano se faça uma pesquisa no universo do aluno para que se monte sequências didáticas que torne o processo ensino-aprendizagem mais proveitoso.\r\n
      Durante muito tempo os historiadores se preocuparam em legitimar fatos, em descrevê-los, trazendo para a sala de aula um momento fundamentado na memorização ou na repetição. Assim, "o trabalho do historiador seria o de reconstituir detalhadamente o passado por meio de uma descrição que não problematize os fatos, mas os fizesses "falar" por si mesmo". (BRUCE et al., 2006, p.201). \r\n
      A partir da década de 80, do século XX começa-se a repensar em qual seria o ofício do historiador, afastando-se assim das correntes positivistas e marxistas e aproximando de uma historiografia que mais se emparelha ao cotidiano. Essa mudança de paradigmas ressalta a interdisciplinaridade onde a História passa a dialogar com outras áreas do conhecimento como a antropologia, sociologia, filosofia, literatura, cultura, etc.\r\n
      Esse trabalho possui como objetivo geral propiciar uma aprendizagem significativa no ensino de História, utilizando a leitura dos livros de José Lins do Rego, escritor esse que soube descrever o ciclo da cana-de-açúcar de forma literária e contextualizada além de apresentar aos educandos mais uma forma de se estudar a História.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA6_ID1110_30082015113031.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA RODRIGUES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA"
    "autor_email" => "andrezasantos6000@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente projeto de pesquisa nasceu do desejo de contextualizar as aulas de História com o uso literário, visto que a referida disciplina é tachada por muitos como uma "matéria decoreba" ou então de grandes explanações onde o professor é quem detêm a maior parte da fala. Além disso, é notório, por parte dos professores, em geral, da EEEFM José Rodrigues de Ataíde que os educandos estão tendo dificuldades na inserção do hábito da leitura e sem a leitura o processo de aprendizagem, certamente, terá uma queda. Desse modo, faz-se necessário que, a cada ano se faça uma pesquisa no universo do aluno para que se monte sequências didáticas que torne o processo ensino-aprendizagem mais proveitoso. Durante muito tempo os historiadores se preocuparam em legitimar fatos, em descrevê-los, trazendo para a sala de aula um momento fundamentado na memorização ou na repetição. Assim, "o trabalho do historiador seria o de reconstituir detalhadamente o passado por meio de uma descrição que não problematize os fatos, mas os fizesses "falar" por si mesmo". (BRUCE et al., 2006, p.201). A partir da década de 80, do século XX começa-se a repensar em qual seria o ofício do historiador, afastando-se assim das correntes positivistas e marxistas e aproximando de uma historiografia que mais se emparelha ao cotidiano. Essa mudança de paradigmas ressalta a interdisciplinaridade onde a História passa a dialogar com outras áreas do conhecimento como a antropologia, sociologia, filosofia, literatura, cultura, etc. Esse trabalho possui como objetivo geral propiciar uma aprendizagem significativa no ensino de História, utilizando a leitura dos livros de José Lins do Rego, escritor esse que soube descrever o ciclo da cana-de-açúcar de forma literária e contextualizada além de apresentar aos educandos mais uma forma de se estudar a História.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.