O presente projeto de pesquisa nasceu do desejo de contextualizar as aulas de História com o uso literário, visto que a referida disciplina é tachada por muitos como uma "matéria decoreba" ou então de grandes explanações onde o professor é quem detêm a maior parte da fala. Além disso, é notório, por parte dos professores, em geral, da EEEFM José Rodrigues de Ataíde que os educandos estão tendo dificuldades na inserção do hábito da leitura e sem a leitura o processo de aprendizagem, certamente, terá uma queda. Desse modo, faz-se necessário que, a cada ano se faça uma pesquisa no universo do aluno para que se monte sequências didáticas que torne o processo ensino-aprendizagem mais proveitoso.
Durante muito tempo os historiadores se preocuparam em legitimar fatos, em descrevê-los, trazendo para a sala de aula um momento fundamentado na memorização ou na repetição. Assim, "o trabalho do historiador seria o de reconstituir detalhadamente o passado por meio de uma descrição que não problematize os fatos, mas os fizesses "falar" por si mesmo". (BRUCE et al., 2006, p.201).
A partir da década de 80, do século XX começa-se a repensar em qual seria o ofício do historiador, afastando-se assim das correntes positivistas e marxistas e aproximando de uma historiografia que mais se emparelha ao cotidiano. Essa mudança de paradigmas ressalta a interdisciplinaridade onde a História passa a dialogar com outras áreas do conhecimento como a antropologia, sociologia, filosofia, literatura, cultura, etc.
Esse trabalho possui como objetivo geral propiciar uma aprendizagem significativa no ensino de História, utilizando a leitura dos livros de José Lins do Rego, escritor esse que soube descrever o ciclo da cana-de-açúcar de forma literária e contextualizada além de apresentar aos educandos mais uma forma de se estudar a História.