RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AROEIRAS - PB
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16901 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 2639 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AROEIRAS - PB" "resumo" => """ O presente trabalho tem como objetivo discutir formas de racismo presente nos livros didáticos de Geografia, questões relacionada ao o ensino da Geografia ressaltando a valorização da cultura e da cultura afro-brasileira diante da implementação da lei 10639/03. Desenvolvida, Escola Municipal Severina Alves Barbosa no Sítio Camará, na cidade de Aroeiras-PB, abordando a temática do livro didáticos de Geografia aprovado para o programa nacional do livro didático (PNLD) de 2013, contamos com personagens brancos, para cada personagem a amostra variou de acordo com a editora, percebeu-se que mesmo com o edital do livro deve-se observar a implantação da Lei 10.639/03, ao qual reflete que os negros ainda se encontram distantes de ser representado mediante a proporção populacional da sociedade brasileira o que visa estabelecer que a vigilância sobre o cumprimento da lei deve esta atenta também aos livros didáticos desta forma ressaltando a importância é a necessidade da temática no espaço escolar como um todo identificando os impasses existente na abordagem e implementação da lei 10639/03 além de refletir a respeito da aprendizagem sobre a educação no contexto educacional, tendo em vista que é um desafio para a sociedade, nesta temática pretende-se discorrer sobre as ações, portanto nesta pesquisa optamos por uma pesquisa documental e bibliográfica bem analisar como se consolida como se consolida o ensino da historia e da cultura afro-brasileiras mediante a experiência na sala de aula de uma escola municipal de Aroeiras - PB gerando no meio escolar acadêmico alguma inquietação.\r\n \r\n Palavras-chave: Relações Étnico-raciais, Ensino de Geografia, Livro Didático. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID2639_06092015200426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARTINS DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamartins2020@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16901 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 2639 "titulo" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REFLEXÃO A PARTIR DA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA EM ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE AROEIRAS - PB" "resumo" => """ O presente trabalho tem como objetivo discutir formas de racismo presente nos livros didáticos de Geografia, questões relacionada ao o ensino da Geografia ressaltando a valorização da cultura e da cultura afro-brasileira diante da implementação da lei 10639/03. Desenvolvida, Escola Municipal Severina Alves Barbosa no Sítio Camará, na cidade de Aroeiras-PB, abordando a temática do livro didáticos de Geografia aprovado para o programa nacional do livro didático (PNLD) de 2013, contamos com personagens brancos, para cada personagem a amostra variou de acordo com a editora, percebeu-se que mesmo com o edital do livro deve-se observar a implantação da Lei 10.639/03, ao qual reflete que os negros ainda se encontram distantes de ser representado mediante a proporção populacional da sociedade brasileira o que visa estabelecer que a vigilância sobre o cumprimento da lei deve esta atenta também aos livros didáticos desta forma ressaltando a importância é a necessidade da temática no espaço escolar como um todo identificando os impasses existente na abordagem e implementação da lei 10639/03 além de refletir a respeito da aprendizagem sobre a educação no contexto educacional, tendo em vista que é um desafio para a sociedade, nesta temática pretende-se discorrer sobre as ações, portanto nesta pesquisa optamos por uma pesquisa documental e bibliográfica bem analisar como se consolida como se consolida o ensino da historia e da cultura afro-brasileiras mediante a experiência na sala de aula de uma escola municipal de Aroeiras - PB gerando no meio escolar acadêmico alguma inquietação.\r\n \r\n Palavras-chave: Relações Étnico-raciais, Ensino de Geografia, Livro Didático. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ETNICO-RACIAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, LIVRO DE GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID2639_06092015200426.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUZIA MARTINS DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "LUZIA" "autor_email" => "luziamartins2020@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }