Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS NÍVEIS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: LEITURA, NÍVEIS DE LEITURA, LEITOR PROFICIENTE Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16654
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 2178
    "titulo" => "OS NÍVEIS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho com a leitura em sala de aula é algo que exige do professor esforço e paciência, pois não é uma atividade que notamos de imediato os resultados. É na prática diária, junto com a motivação estabelecida pelo professor, que o aluno desenvolve o gosto pela leitura e tornasse um leitor proficiente. Pensando assim, e motivados pelas reflexões da prática de ensino, nosso trabalho tem como objetivo geral analisar se os alunos do 8º do Ensino Fundamental Anos Finais conseguem atingir os três níveis de leitura (explícito, implícito e metaplícito) comum a um leitor proficiente com base em questões elaboradas de acordo com as estratégias de leitura pré-textuais, textuais e pós-textuais. A nossa pesquisa se fundamenta nas orientações sobre a formação de leitores e prática de leitura apresentada pelos PCNs (1997), em Koch e Elias (2012), Santos et al (2012) acerca dos conhecimentos prévios, estratégias e etapas de leitura e sobre os níveis de leitura em Colaço (1998), Araújo (2014) e Bezerra e Tabosa (2006). Depois da análise, observamos que uma parte dos alunos chegam ao 8º ano do ensino fundamental sem compreender o que lê, estando ainda em um nível de decodificação. Essa realidade foi constatada na turma de 8º Ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, em que analisando atividades de interpretação textual tivemos a oportunidade de presenciar as inúmeras dificuldades que os alunos apresentavam quando precisavam responder uma questão que envolveriam o nível implícito e metaplícito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, NÍVEIS DE LEITURA, LEITOR PROFICIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID2178_02062015161500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEMÁRIA SALES OLIVEIRA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ADEMÁRIA"
    "autor_email" => "a_demariasales@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16654
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 2178
    "titulo" => "OS NÍVEIS DE LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho com a leitura em sala de aula é algo que exige do professor esforço e paciência, pois não é uma atividade que notamos de imediato os resultados. É na prática diária, junto com a motivação estabelecida pelo professor, que o aluno desenvolve o gosto pela leitura e tornasse um leitor proficiente. Pensando assim, e motivados pelas reflexões da prática de ensino, nosso trabalho tem como objetivo geral analisar se os alunos do 8º do Ensino Fundamental Anos Finais conseguem atingir os três níveis de leitura (explícito, implícito e metaplícito) comum a um leitor proficiente com base em questões elaboradas de acordo com as estratégias de leitura pré-textuais, textuais e pós-textuais. A nossa pesquisa se fundamenta nas orientações sobre a formação de leitores e prática de leitura apresentada pelos PCNs (1997), em Koch e Elias (2012), Santos et al (2012) acerca dos conhecimentos prévios, estratégias e etapas de leitura e sobre os níveis de leitura em Colaço (1998), Araújo (2014) e Bezerra e Tabosa (2006). Depois da análise, observamos que uma parte dos alunos chegam ao 8º ano do ensino fundamental sem compreender o que lê, estando ainda em um nível de decodificação. Essa realidade foi constatada na turma de 8º Ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, em que analisando atividades de interpretação textual tivemos a oportunidade de presenciar as inúmeras dificuldades que os alunos apresentavam quando precisavam responder uma questão que envolveriam o nível implícito e metaplícito."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "LEITURA, NÍVEIS DE LEITURA, LEITOR PROFICIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID2178_02062015161500.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADEMÁRIA SALES OLIVEIRA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ADEMÁRIA"
    "autor_email" => "a_demariasales@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O trabalho com a leitura em sala de aula é algo que exige do professor esforço e paciência, pois não é uma atividade que notamos de imediato os resultados. É na prática diária, junto com a motivação estabelecida pelo professor, que o aluno desenvolve o gosto pela leitura e tornasse um leitor proficiente. Pensando assim, e motivados pelas reflexões da prática de ensino, nosso trabalho tem como objetivo geral analisar se os alunos do 8º do Ensino Fundamental Anos Finais conseguem atingir os três níveis de leitura (explícito, implícito e metaplícito) comum a um leitor proficiente com base em questões elaboradas de acordo com as estratégias de leitura pré-textuais, textuais e pós-textuais. A nossa pesquisa se fundamenta nas orientações sobre a formação de leitores e prática de leitura apresentada pelos PCNs (1997), em Koch e Elias (2012), Santos et al (2012) acerca dos conhecimentos prévios, estratégias e etapas de leitura e sobre os níveis de leitura em Colaço (1998), Araújo (2014) e Bezerra e Tabosa (2006). Depois da análise, observamos que uma parte dos alunos chegam ao 8º ano do ensino fundamental sem compreender o que lê, estando ainda em um nível de decodificação. Essa realidade foi constatada na turma de 8º Ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, em que analisando atividades de interpretação textual tivemos a oportunidade de presenciar as inúmeras dificuldades que os alunos apresentavam quando precisavam responder uma questão que envolveriam o nível implícito e metaplícito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.