FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA BÁSICA E NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA?
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16080 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 3522 "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA BÁSICA E NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA?" "resumo" => "A leitura é uma atividade que, sustentada por objetivos variados, exige de quem lê, num processo interativo e discursivo, o uso de inúmeras e importantes capacidades e estratégias, as quais precisam ser ensinadas e consolidadas ao longo da escolaridade básica. No entanto, constata-se que cada vez mais os alunos concluem a Educação Básica e iniciam sua vida acadêmica como leitores deficientes, apenas dominando as capacidades básicas de leitura, o que dificulta seu desempenho nas disciplinas da graduação. Considerando isto, no semestre inicial do curso de Pedagogia do campus sede da UFCG é oferecida a disciplina Leitura e Produção Textual, voltada à formação leitora dos graduandos para as exigências requeridas na academia. O presente estudo objetivou analisar como, na perspectiva de dezoito alunos desse curso, nove dos quais já a tendo cursado e nove apenas iniciando-a, é avaliado o oferecimento dessa disciplina. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, o qual diferiu entre os dois grupos de alunos, dada a especificidade de cada um. Os resultados foram analisados com base nos estudos de Garcez (2000), Rojo (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Britto (2003), Bertoluci (2011), entre outros, e demonstraram que os participantes avaliam negativamente a formação leitora que receberam na Educação Básica, ressaltando as expectativas em relação ao curso da disciplina (no caso dos alunos ingressantes) e o auxílio que esta lhes forneceu no que diz respeito ao aprimoramento das capacidades de leitura requeridas pela academia (no caso dos alunos veteranos). Nessa perspectiva, o estudo ressalta a necessidade e a relevância desse componente curricular na semestre inicial de um curso superior de formação docente." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID3522_17082015000208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILEIDE LEOCADIO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCILEIDE" "autor_email" => "francy.leocadio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16080 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 795 "inscrito_id" => 3522 "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA BÁSICA E NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA?" "resumo" => "A leitura é uma atividade que, sustentada por objetivos variados, exige de quem lê, num processo interativo e discursivo, o uso de inúmeras e importantes capacidades e estratégias, as quais precisam ser ensinadas e consolidadas ao longo da escolaridade básica. No entanto, constata-se que cada vez mais os alunos concluem a Educação Básica e iniciam sua vida acadêmica como leitores deficientes, apenas dominando as capacidades básicas de leitura, o que dificulta seu desempenho nas disciplinas da graduação. Considerando isto, no semestre inicial do curso de Pedagogia do campus sede da UFCG é oferecida a disciplina Leitura e Produção Textual, voltada à formação leitora dos graduandos para as exigências requeridas na academia. O presente estudo objetivou analisar como, na perspectiva de dezoito alunos desse curso, nove dos quais já a tendo cursado e nove apenas iniciando-a, é avaliado o oferecimento dessa disciplina. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, o qual diferiu entre os dois grupos de alunos, dada a especificidade de cada um. Os resultados foram analisados com base nos estudos de Garcez (2000), Rojo (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Britto (2003), Bertoluci (2011), entre outros, e demonstraram que os participantes avaliam negativamente a formação leitora que receberam na Educação Básica, ressaltando as expectativas em relação ao curso da disciplina (no caso dos alunos ingressantes) e o auxílio que esta lhes forneceu no que diz respeito ao aprimoramento das capacidades de leitura requeridas pela academia (no caso dos alunos veteranos). Nessa perspectiva, o estudo ressalta a necessidade e a relevância desse componente curricular na semestre inicial de um curso superior de formação docente." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID3522_17082015000208.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCILEIDE LEOCADIO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "FRANCILEIDE" "autor_email" => "francy.leocadio@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }