Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA BÁSICA E NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA?

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16080
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 795
    "inscrito_id" => 3522
    "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA BÁSICA E NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA?"
    "resumo" => "A leitura é uma atividade que, sustentada por objetivos variados, exige de quem lê, num processo interativo e discursivo, o uso de inúmeras e importantes capacidades e estratégias, as quais precisam ser ensinadas e consolidadas ao longo da escolaridade básica. No entanto, constata-se que cada vez mais os alunos concluem a Educação Básica e iniciam sua vida acadêmica como leitores deficientes, apenas dominando as capacidades básicas de leitura, o que dificulta seu desempenho nas disciplinas da graduação. Considerando isto, no semestre inicial do curso de Pedagogia do campus sede da UFCG é oferecida a disciplina Leitura e Produção Textual, voltada à formação leitora dos graduandos para as exigências requeridas na academia. O presente estudo objetivou analisar como, na perspectiva de dezoito alunos desse curso, nove dos quais já a tendo cursado e nove apenas iniciando-a, é avaliado o oferecimento dessa disciplina. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, o qual diferiu entre os dois grupos de alunos, dada a especificidade de cada um. Os resultados foram analisados com base nos estudos de Garcez (2000), Rojo (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Britto (2003), Bertoluci (2011), entre outros, e demonstraram que os participantes avaliam negativamente a formação leitora que receberam na Educação Básica, ressaltando as expectativas em relação ao curso da disciplina (no caso dos alunos ingressantes) e o auxílio que esta lhes forneceu no que diz respeito ao aprimoramento das capacidades de leitura requeridas pela academia (no caso dos alunos veteranos). Nessa perspectiva, o estudo ressalta a necessidade e a relevância desse componente curricular na semestre inicial de um curso superior de formação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID3522_17082015000208.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILEIDE LEOCADIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILEIDE"
    "autor_email" => "francy.leocadio@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16080
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 795
    "inscrito_id" => 3522
    "titulo" => "FORMAÇÃO LEITORA NA ESCOLA BÁSICA E NA UNIVERSIDADE: O QUE DIZEM ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA?"
    "resumo" => "A leitura é uma atividade que, sustentada por objetivos variados, exige de quem lê, num processo interativo e discursivo, o uso de inúmeras e importantes capacidades e estratégias, as quais precisam ser ensinadas e consolidadas ao longo da escolaridade básica. No entanto, constata-se que cada vez mais os alunos concluem a Educação Básica e iniciam sua vida acadêmica como leitores deficientes, apenas dominando as capacidades básicas de leitura, o que dificulta seu desempenho nas disciplinas da graduação. Considerando isto, no semestre inicial do curso de Pedagogia do campus sede da UFCG é oferecida a disciplina Leitura e Produção Textual, voltada à formação leitora dos graduandos para as exigências requeridas na academia. O presente estudo objetivou analisar como, na perspectiva de dezoito alunos desse curso, nove dos quais já a tendo cursado e nove apenas iniciando-a, é avaliado o oferecimento dessa disciplina. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, o qual diferiu entre os dois grupos de alunos, dada a especificidade de cada um. Os resultados foram analisados com base nos estudos de Garcez (2000), Rojo (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Britto (2003), Bertoluci (2011), entre outros, e demonstraram que os participantes avaliam negativamente a formação leitora que receberam na Educação Básica, ressaltando as expectativas em relação ao curso da disciplina (no caso dos alunos ingressantes) e o auxílio que esta lhes forneceu no que diz respeito ao aprimoramento das capacidades de leitura requeridas pela academia (no caso dos alunos veteranos). Nessa perspectiva, o estudo ressalta a necessidade e a relevância desse componente curricular na semestre inicial de um curso superior de formação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO DE LEITURA, EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID3522_17082015000208.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCILEIDE LEOCADIO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "FRANCILEIDE"
    "autor_email" => "francy.leocadio@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A leitura é uma atividade que, sustentada por objetivos variados, exige de quem lê, num processo interativo e discursivo, o uso de inúmeras e importantes capacidades e estratégias, as quais precisam ser ensinadas e consolidadas ao longo da escolaridade básica. No entanto, constata-se que cada vez mais os alunos concluem a Educação Básica e iniciam sua vida acadêmica como leitores deficientes, apenas dominando as capacidades básicas de leitura, o que dificulta seu desempenho nas disciplinas da graduação. Considerando isto, no semestre inicial do curso de Pedagogia do campus sede da UFCG é oferecida a disciplina Leitura e Produção Textual, voltada à formação leitora dos graduandos para as exigências requeridas na academia. O presente estudo objetivou analisar como, na perspectiva de dezoito alunos desse curso, nove dos quais já a tendo cursado e nove apenas iniciando-a, é avaliado o oferecimento dessa disciplina. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário, o qual diferiu entre os dois grupos de alunos, dada a especificidade de cada um. Os resultados foram analisados com base nos estudos de Garcez (2000), Rojo (2004), Koch e Elias (2006), Kleiman (2002), Britto (2003), Bertoluci (2011), entre outros, e demonstraram que os participantes avaliam negativamente a formação leitora que receberam na Educação Básica, ressaltando as expectativas em relação ao curso da disciplina (no caso dos alunos ingressantes) e o auxílio que esta lhes forneceu no que diz respeito ao aprimoramento das capacidades de leitura requeridas pela academia (no caso dos alunos veteranos). Nessa perspectiva, o estudo ressalta a necessidade e a relevância desse componente curricular na semestre inicial de um curso superior de formação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.