RODRIGUES, Bárbara Prudente De Almeida. Educação infantil sem muros. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15893>. Acesso em: 22/11/2024 06:17
Educação Infantil sem muros foi uma pesquisa realizada em uma comunidade carente, com um dos menores IDHs do município do Rio de Janeiro, em uma escola da rede pública. Foi viver e sentir junto com as crianças a experiência de aprender no mundo, do qual fazemos parte, desemparedando, a partir de diferentes aulas passeio. Discute, pesquisa e avalia a importância, a necessidade e os impactos das aulas passeio com crianças entre quatro e seis anos, para sua formação integral. Destacando questões relevantes como currículo e planejamento, direitos das crianças à cultura e lazer, e como tudo isso se reflete na vida em família e nas interações dentro da escola e fora dela; na natureza, em museus, teatros, cinemas, centros culturais, nos transportes utilizados, de modo que, a partir das vivências, se possa gerar aprendizagem significativa. Da perspectiva da pesquisa – intervenção, qualitativa onde levamos em conta o ser da criança, suas manifestações culturais e subjetividades. As interações com o pesquisador, entre perguntas, comentários e entrevistas com responsáveis, outros professores da escola, e as crianças, torna essa pesquisa de autoria compartilhada onde todos são sujeitos da formação e transformação das formas de aprender. Com afetividade, amor, trabalho, escuta, registro, diálogo, conseguimos grandes mudanças na rotina da escola. Chegamos a conclusão que com a elevação da auto estima e o sentimento de pertencimento à essa sociedade explorada, as crianças formam conceitos e aprendizagens levadas para toda a vida, ganhando confiança e o direito de desfrutar novas coisas boas da vida.