Resumo
Estamos na era digital, o professor não pode continuar com a postura de detentor e transmissor do conhecimento, devem-se romper as barreiras das aulas meramente expositivas e para isso a escola precisa se adequar aos recursos tecnológicos, usados hoje pelos alunos, nos mais diversos ambientes extraescolares. Estes recursos podem potencializar a aprendizagem e transformar o ambiente escolar num lugar atrativo, onde os discentes tem a possibilidade de construir seu conhecimento, mediados pelo professor. Neste contexto, como deverá ser a postura e a prática do professor utilizando as tecnologias da comunicação e informação, nas aulas de matemática, com softwares educativos, com o propósito de desenvolver as habilidades e competências necessárias e esperadas durante o processo ensino/aprendizagem? Com o propósito de responder a esta pergunta foi elaborada uma atividade que atendesse as expectativas dos alunos e a proposta educacional do sec. XXI, onde o aluno constrói seu conhecimento de forma colaborativa com os demais colegas e o professor, utilizando um software educativo, onde o papel do professor é de mediador durante o processo de ensino/aprendizagem. A atividade foi baseada no estudo das funções polinomiais do 1º e 2º graus, dando significado e utilidade as fórmulas e regras, respondendo aos constantes questionamentos sobre o para que e o porquê das fórmulas, definições e conceitos estudados. Foi aplicado em uma turma de 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Salvador-Ba. O material utilizado foi: software GeoGebra na (re) construção de modelos matemáticos um bloco de atividades e material de pesquisa. A metodologia foi baseada na resolução de problema onde a postura investigativa deverá estar sempre presente. A experiência citada foi enriquecedora no sentido de possibilitar a análise do nível de conhecimento que se estabelece entre as representações com base em um modelo matemático (re)construído a partir de um objeto que faz parte da realidade do aluno. A aprendizagem das fórmulas, representações e linguagem, utilizadas durante todo o processo, se deu com significado, atendendo aos constantes questionamentos. Algumas conjecturas poderão ser associadas à ampla experimentação feita, que só são possíveis devido ao uso do computador, ampliando possibilidades.