Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO

Palavra-chaves: EJA, POLÍTICAS PÚBLICAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Educação de jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino da educação básica brasileira, destinada às pessoas que por algum motivo não conseguiram concluir seus estudos na idade regular.Esses indivíduos, posteriormente, retornam à escola em busca de um ensino de qualidade. Ao longo dos anos foram criadas algumas políticas públicas para alfabetizar esta parcela da população. Entre essas soluções imediatas estão os programas emergenciais, os quais deveriam durar pouco tempo,a EJA surgiu neste cenário. Atualmente, já temos alguns avanços significativos neste campo de ensino. No entanto, a EJA ainda é marcada pelo estigma de ser uma política compensatória, marcada pelo voluntarismo de pessoas que se dispunham a ensinar. Prática que dificultou o desenvolvimento de cursos dedicados à formação de professores específicos para ensinar os jovens e Adultos. Objetiva-se, no presente texto, discutir a formação de professores da EJA como um campo de direitos e relatar uma experiência de Curso de Extensão vivenciada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), sob a Coordenação da Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva, pesquisadora da área de EJA, lotada no Departamento de Educação.

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