O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIENCIAS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16593 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 7995 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIENCIAS" "resumo" => "A Biologia e outras ciências muitas vezes utiliza-se de variados termos de difícil compreensão para o estudante. Reconhecendo as dificuldades que os professores encontram para ministrar determinados temas de ciências foi que surgiu a necessidade da elaboração de estratégias inovadoras que ajudem na compreensão do conteúdo. Este trabalho teve como proposta a elaboração e avaliação de um jogo de cartas na área de ecologia de modo a fazer com que alunos do ensino fundamental adquirissem mais conhecimento sobre o tema sugerido. O jogo foi desenvolvido numa Escola Ensino Fundamental, na Cidade de Sobral -CE para os alunos do 7º ano. Consistia em dois jogos cartas semelhante ao baralho convencional, foi confeccionado manualmente com materiais de baixo custo, e apresentava gravuras de seres bióticos e abióticos. Os integrantes deveriam montar uma sequência correta correspondente a cadeia alimentar terrestre ou aquática a que se referiam as cartas. Para avaliação dos resultados aplicou-se questionários pré e pós-jogo e também avaliou-se o interesse dos alunos antes, durante e depois da aplicação do jogo. O questionário pós-jogo foi respondido pelos mesmos estudantes, de modo a permitir diagnosticar as mudanças nas concepções dos estudantes sobre o tema. Ao serem questionados sobre o tema, observou-se que todos responderam acertadamente as questões após a aplicação do jogo no que se mostra a eficiência deste (100%, n=70), sendo o jogo “Baralho da cadeia alimentar” uma estratégia de ensino que auxilia no ensino de Ciências e norteiam o trabalho do professor, melhorando sua didática e auxiliando no processo de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ECOLOGIA, APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID7995_07092015160544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÁUCIA MONTE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA MONTE" "autor_email" => "glaucia-monte@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16593 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1560 "inscrito_id" => 7995 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIENCIAS" "resumo" => "A Biologia e outras ciências muitas vezes utiliza-se de variados termos de difícil compreensão para o estudante. Reconhecendo as dificuldades que os professores encontram para ministrar determinados temas de ciências foi que surgiu a necessidade da elaboração de estratégias inovadoras que ajudem na compreensão do conteúdo. Este trabalho teve como proposta a elaboração e avaliação de um jogo de cartas na área de ecologia de modo a fazer com que alunos do ensino fundamental adquirissem mais conhecimento sobre o tema sugerido. O jogo foi desenvolvido numa Escola Ensino Fundamental, na Cidade de Sobral -CE para os alunos do 7º ano. Consistia em dois jogos cartas semelhante ao baralho convencional, foi confeccionado manualmente com materiais de baixo custo, e apresentava gravuras de seres bióticos e abióticos. Os integrantes deveriam montar uma sequência correta correspondente a cadeia alimentar terrestre ou aquática a que se referiam as cartas. Para avaliação dos resultados aplicou-se questionários pré e pós-jogo e também avaliou-se o interesse dos alunos antes, durante e depois da aplicação do jogo. O questionário pós-jogo foi respondido pelos mesmos estudantes, de modo a permitir diagnosticar as mudanças nas concepções dos estudantes sobre o tema. Ao serem questionados sobre o tema, observou-se que todos responderam acertadamente as questões após a aplicação do jogo no que se mostra a eficiência deste (100%, n=70), sendo o jogo “Baralho da cadeia alimentar” uma estratégia de ensino que auxilia no ensino de Ciências e norteiam o trabalho do professor, melhorando sua didática e auxiliando no processo de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ECOLOGIA, APRENDIZADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID7995_07092015160544.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÁUCIA MONTE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA MONTE" "autor_email" => "glaucia-monte@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }