A Biologia e outras ciências muitas vezes utiliza-se de variados termos de difícil compreensão para o estudante. Reconhecendo as dificuldades que os professores encontram para ministrar determinados temas de ciências foi que surgiu a necessidade da elaboração de estratégias inovadoras que ajudem na compreensão do conteúdo. Este trabalho teve como proposta a elaboração e avaliação de um jogo de cartas na área de ecologia de modo a fazer com que alunos do ensino fundamental adquirissem mais conhecimento sobre o tema sugerido. O jogo foi desenvolvido numa Escola Ensino Fundamental, na Cidade de Sobral -CE para os alunos do 7º ano. Consistia em dois jogos cartas semelhante ao baralho convencional, foi confeccionado manualmente com materiais de baixo custo, e apresentava gravuras de seres bióticos e abióticos. Os integrantes deveriam montar uma sequência correta correspondente a cadeia alimentar terrestre ou aquática a que se referiam as cartas. Para avaliação dos resultados aplicou-se questionários pré e pós-jogo e também avaliou-se o interesse dos alunos antes, durante e depois da aplicação do jogo. O questionário pós-jogo foi respondido pelos mesmos estudantes, de modo a permitir diagnosticar as mudanças nas concepções dos estudantes sobre o tema. Ao serem questionados sobre o tema, observou-se que todos responderam acertadamente as questões após a aplicação do jogo no que se mostra a eficiência deste (100%, n=70), sendo o jogo “Baralho da cadeia alimentar” uma estratégia de ensino que auxilia no ensino de Ciências e norteiam o trabalho do professor, melhorando sua didática e auxiliando no processo de ensino.