Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIENCIAS

Palavra-chaves: INOVAÇÃO, ECOLOGIA, APRENDIZADO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16593
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1560
    "inscrito_id" => 7995
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIENCIAS"
    "resumo" => "A Biologia e outras ciências muitas vezes utiliza-se de variados termos de difícil compreensão para o estudante. Reconhecendo as dificuldades que os professores encontram para ministrar determinados temas de ciências foi que surgiu a necessidade da elaboração de estratégias inovadoras que ajudem na compreensão do conteúdo. Este trabalho teve como proposta a elaboração e avaliação de um jogo de cartas na área de ecologia de modo a fazer com que alunos do ensino fundamental adquirissem mais conhecimento sobre o tema sugerido. O jogo foi desenvolvido numa Escola Ensino Fundamental, na Cidade de Sobral -CE para os alunos do 7º ano. Consistia em dois jogos cartas semelhante ao baralho convencional, foi confeccionado manualmente com materiais de baixo custo, e apresentava gravuras de seres bióticos e abióticos. Os integrantes deveriam montar uma sequência correta correspondente a cadeia alimentar terrestre ou aquática a que se referiam as cartas. Para avaliação dos resultados aplicou-se questionários pré e pós-jogo e também avaliou-se o interesse dos alunos antes, durante e depois da aplicação do jogo. O questionário pós-jogo foi respondido pelos mesmos estudantes, de modo a permitir diagnosticar as mudanças nas concepções dos estudantes sobre o tema. Ao serem questionados sobre o tema, observou-se que todos responderam acertadamente as questões após a aplicação do jogo no que se mostra a eficiência deste (100%, n=70), sendo o jogo “Baralho da cadeia alimentar” uma estratégia de ensino que auxilia no ensino de Ciências e norteiam o trabalho do professor, melhorando sua didática e auxiliando no processo de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ECOLOGIA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID7995_07092015160544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLÁUCIA MONTE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA MONTE"
    "autor_email" => "glaucia-monte@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16593
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1560
    "inscrito_id" => 7995
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIENCIAS"
    "resumo" => "A Biologia e outras ciências muitas vezes utiliza-se de variados termos de difícil compreensão para o estudante. Reconhecendo as dificuldades que os professores encontram para ministrar determinados temas de ciências foi que surgiu a necessidade da elaboração de estratégias inovadoras que ajudem na compreensão do conteúdo. Este trabalho teve como proposta a elaboração e avaliação de um jogo de cartas na área de ecologia de modo a fazer com que alunos do ensino fundamental adquirissem mais conhecimento sobre o tema sugerido. O jogo foi desenvolvido numa Escola Ensino Fundamental, na Cidade de Sobral -CE para os alunos do 7º ano. Consistia em dois jogos cartas semelhante ao baralho convencional, foi confeccionado manualmente com materiais de baixo custo, e apresentava gravuras de seres bióticos e abióticos. Os integrantes deveriam montar uma sequência correta correspondente a cadeia alimentar terrestre ou aquática a que se referiam as cartas. Para avaliação dos resultados aplicou-se questionários pré e pós-jogo e também avaliou-se o interesse dos alunos antes, durante e depois da aplicação do jogo. O questionário pós-jogo foi respondido pelos mesmos estudantes, de modo a permitir diagnosticar as mudanças nas concepções dos estudantes sobre o tema. Ao serem questionados sobre o tema, observou-se que todos responderam acertadamente as questões após a aplicação do jogo no que se mostra a eficiência deste (100%, n=70), sendo o jogo “Baralho da cadeia alimentar” uma estratégia de ensino que auxilia no ensino de Ciências e norteiam o trabalho do professor, melhorando sua didática e auxiliando no processo de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "INOVAÇÃO, ECOLOGIA, APRENDIZADO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID7995_07092015160544.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GLÁUCIA MONTE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "GLÁUCIA MONTE"
    "autor_email" => "glaucia-monte@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Biologia e outras ciências muitas vezes utiliza-se de variados termos de difícil compreensão para o estudante. Reconhecendo as dificuldades que os professores encontram para ministrar determinados temas de ciências foi que surgiu a necessidade da elaboração de estratégias inovadoras que ajudem na compreensão do conteúdo. Este trabalho teve como proposta a elaboração e avaliação de um jogo de cartas na área de ecologia de modo a fazer com que alunos do ensino fundamental adquirissem mais conhecimento sobre o tema sugerido. O jogo foi desenvolvido numa Escola Ensino Fundamental, na Cidade de Sobral -CE para os alunos do 7º ano. Consistia em dois jogos cartas semelhante ao baralho convencional, foi confeccionado manualmente com materiais de baixo custo, e apresentava gravuras de seres bióticos e abióticos. Os integrantes deveriam montar uma sequência correta correspondente a cadeia alimentar terrestre ou aquática a que se referiam as cartas. Para avaliação dos resultados aplicou-se questionários pré e pós-jogo e também avaliou-se o interesse dos alunos antes, durante e depois da aplicação do jogo. O questionário pós-jogo foi respondido pelos mesmos estudantes, de modo a permitir diagnosticar as mudanças nas concepções dos estudantes sobre o tema. Ao serem questionados sobre o tema, observou-se que todos responderam acertadamente as questões após a aplicação do jogo no que se mostra a eficiência deste (100%, n=70), sendo o jogo “Baralho da cadeia alimentar” uma estratégia de ensino que auxilia no ensino de Ciências e norteiam o trabalho do professor, melhorando sua didática e auxiliando no processo de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.