COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15617 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1168 "inscrito_id" => 589 "titulo" => "COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma pesquisa realizada com docentes e discentes de uma escola da rede pública da cidade São José de Piranhas – PB, tem como proposta compreender a negação do negro e o ensino da questões étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a revisão da literatura buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Reis (2008), Hernandez (2005), Lopes (2009), etc., além de consultar bases legais, tais como a Constituição (1988), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (CNE/ CP 003/ 04) e a Lei 10. 639/03. Para coleta de dados aplicou-se um questionário aos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade São José de Piranhas – PB. Também foi realizado o Teste da boneca, do psicólogo americano Kennedy Clarck (1947) com treze (13) alunos do 1º ao 5º ano, da referida unidade escolar. A partir da pesquisa realizada, podemos compreender que trabalhar a História e Cultura Afro-brasileira na escola ainda é vista muitas vezes como uma obrigação imposta pela lei e, não como uma necessidade para a construção do indivíduo para além dos muros da escola, pois ninguém nasce preconceituoso, mas as relações sociais com pessoas preconceituosas é o que o torna. Com aplicação do teste de Kennedy Clarck (1947), foi perceptível que as crianças tomavam suas decisões a partir do ambiente no qual estavam inseridas. Contudo, a promulgação da lei ampliou as possibilidades para se trabalhar essa temática em sala de aula, de modo a garantir que sejam realizadas discussões para desconstrução desse preconceito que vem sendo perpetuado, e assim, de modo intencional promover a valorização do negro como sujeito ativo para a construção da nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10.639/03, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID589_31082015200953.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA MARIA DE SOUSA FEITOSA" "autor_nome_curto" => "NATHALIA MARIA" "autor_email" => "nathalia.maria94@hotmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15617 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1168 "inscrito_id" => 589 "titulo" => "COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O presente artigo é resultante de uma pesquisa realizada com docentes e discentes de uma escola da rede pública da cidade São José de Piranhas – PB, tem como proposta compreender a negação do negro e o ensino da questões étnico-raciais nos anos iniciais do ensino fundamental. Para a revisão da literatura buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Reis (2008), Hernandez (2005), Lopes (2009), etc., além de consultar bases legais, tais como a Constituição (1988), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (CNE/ CP 003/ 04) e a Lei 10. 639/03. Para coleta de dados aplicou-se um questionário aos docentes dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal da cidade São José de Piranhas – PB. Também foi realizado o Teste da boneca, do psicólogo americano Kennedy Clarck (1947) com treze (13) alunos do 1º ao 5º ano, da referida unidade escolar. A partir da pesquisa realizada, podemos compreender que trabalhar a História e Cultura Afro-brasileira na escola ainda é vista muitas vezes como uma obrigação imposta pela lei e, não como uma necessidade para a construção do indivíduo para além dos muros da escola, pois ninguém nasce preconceituoso, mas as relações sociais com pessoas preconceituosas é o que o torna. Com aplicação do teste de Kennedy Clarck (1947), foi perceptível que as crianças tomavam suas decisões a partir do ambiente no qual estavam inseridas. Contudo, a promulgação da lei ampliou as possibilidades para se trabalhar essa temática em sala de aula, de modo a garantir que sejam realizadas discussões para desconstrução desse preconceito que vem sendo perpetuado, e assim, de modo intencional promover a valorização do negro como sujeito ativo para a construção da nossa sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LEI 10.639/03, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID589_31082015200953.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHALIA MARIA DE SOUSA FEITOSA" "autor_nome_curto" => "NATHALIA MARIA" "autor_email" => "nathalia.maria94@hotmail." "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }