PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO DE SABERES FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16777 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 5973 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO DE SABERES FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS" "resumo" => "Este artigo trata das práticas pedagógicas do professor e de sua formação e do entrelaçamento destas com os saberes advindos de processos formativos e com os saberes experienciais. Como objetivo, buscamos compreender “se” e “de qual/is maneira/s” os conhecimentos formativos são incorporados ao fazer pedagógico, por meio da “fabricação” das práticas docentes do sujeito de nossa pesquisa. De modo a nos aproximarmos do nosso objeto de estudo – as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente –, realizamos um estudo de caso da prática de uma professora do 1º ano do ciclo de alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Belém. Como fundamentação, baseamo-nos, dentre outros, nos estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) e Tardif (2011) que abordam a questão dos saberes docentes, enfatizando a pluralidade dos mesmos; nos construtos teóricos de Certeau (2000) em torno do cotidiano, a partir da abordagem dos conceitos de “estratégia” e de “tática”, bem como nas pesquisas de Chartier (1998, 2002) sobre os saberes práticos docente. Assim, a partir da pesquisa que realizamos, dentre alguns resultados a que chegamos, evidenciamos que o professor tem seu modo singular de “fabricar” suas práticas docentes, apoiando-se em saberes diversos, tanto naqueles advindos de processos formativos quanto nos saberes experienciais, destacando que alguns dos conhecimentos formativos são incorporados à prática quando os mesmos podem ser experienciados e se mostram adequados à prática, no fazer cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5973_07092015215216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JALMA GEISE MARIA BRABO DO PRADO" "autor_nome_curto" => "JALMA PRADO" "autor_email" => "amlajprado@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16777 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1629 "inscrito_id" => 5973 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROFESSOR E SUA FORMAÇÃO: MOBILIZAÇÃO DE SABERES FORMATIVOS E EXPERIENCIAIS" "resumo" => "Este artigo trata das práticas pedagógicas do professor e de sua formação e do entrelaçamento destas com os saberes advindos de processos formativos e com os saberes experienciais. Como objetivo, buscamos compreender “se” e “de qual/is maneira/s” os conhecimentos formativos são incorporados ao fazer pedagógico, por meio da “fabricação” das práticas docentes do sujeito de nossa pesquisa. De modo a nos aproximarmos do nosso objeto de estudo – as práticas pedagógicas e suas relações com os saberes ligados à formação docente –, realizamos um estudo de caso da prática de uma professora do 1º ano do ciclo de alfabetização, da Rede Municipal de Ensino de Belém. Como fundamentação, baseamo-nos, dentre outros, nos estudos de Tardif, Lessard e Lahaye (1991) e Tardif (2011) que abordam a questão dos saberes docentes, enfatizando a pluralidade dos mesmos; nos construtos teóricos de Certeau (2000) em torno do cotidiano, a partir da abordagem dos conceitos de “estratégia” e de “tática”, bem como nas pesquisas de Chartier (1998, 2002) sobre os saberes práticos docente. Assim, a partir da pesquisa que realizamos, dentre alguns resultados a que chegamos, evidenciamos que o professor tem seu modo singular de “fabricar” suas práticas docentes, apoiando-se em saberes diversos, tanto naqueles advindos de processos formativos quanto nos saberes experienciais, destacando que alguns dos conhecimentos formativos são incorporados à prática quando os mesmos podem ser experienciados e se mostram adequados à prática, no fazer cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRÁTICAS DOCENTES, SABERES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID5973_07092015215216.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JALMA GEISE MARIA BRABO DO PRADO" "autor_nome_curto" => "JALMA PRADO" "autor_email" => "amlajprado@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UFPA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }