Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS CURRICULARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Palavra-chaves: CURRÍCULO, INTERCULTURALIDADE, , COTIDIANO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16764
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1111
    "inscrito_id" => 3993
    "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL"
    "resumo" => "Na contemporaneidade surge a necessidade de se pensar um currículo praticado na escola que prime pelas questões em torno da diversidade escolar, dos direitos humanos dos sujeitos educativos, mas que vise pensar um fazer educativo que tenha como bases as questões em torno do cotidiano e experiências vivenciais de alunos/as, dentro/fora do espaço escolar. Este trabalho tem por objetivo, refletir sobre a proposta de um currículo intercultural no espaço escolarizado, a partir de análises do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. Com a abordagem teórica metodológica conceitual, centra-se na análise documental e de observações do cotidiano escolar, em prol da identificação de aspectos que se correlacionem com as premissas propostas neste estudo. A proposta da interculturalidade visibilizada através do currículo perceber a partir da escola, os sujeitos alunos e suas vivências educativas e a diversidade que faz parte de seu repertório cultural e de suas leituras de mundo e da vida, tendo como aspectos fundantes práticas socioculturais que se delineiam na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INTERCULTURALIDADE, , COTIDIANO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID3993_29082015154427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY MACÁRIO"
    "autor_email" => "roselymacario@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16764
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1111
    "inscrito_id" => 3993
    "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL"
    "resumo" => "Na contemporaneidade surge a necessidade de se pensar um currículo praticado na escola que prime pelas questões em torno da diversidade escolar, dos direitos humanos dos sujeitos educativos, mas que vise pensar um fazer educativo que tenha como bases as questões em torno do cotidiano e experiências vivenciais de alunos/as, dentro/fora do espaço escolar. Este trabalho tem por objetivo, refletir sobre a proposta de um currículo intercultural no espaço escolarizado, a partir de análises do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. Com a abordagem teórica metodológica conceitual, centra-se na análise documental e de observações do cotidiano escolar, em prol da identificação de aspectos que se correlacionem com as premissas propostas neste estudo. A proposta da interculturalidade visibilizada através do currículo perceber a partir da escola, os sujeitos alunos e suas vivências educativas e a diversidade que faz parte de seu repertório cultural e de suas leituras de mundo e da vida, tendo como aspectos fundantes práticas socioculturais que se delineiam na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO, INTERCULTURALIDADE, , COTIDIANO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID3993_29082015154427.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSELY DE OLIVEIRA MACÁRIO"
    "autor_nome_curto" => "ROSELY MACÁRIO"
    "autor_email" => "roselymacario@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Na contemporaneidade surge a necessidade de se pensar um currículo praticado na escola que prime pelas questões em torno da diversidade escolar, dos direitos humanos dos sujeitos educativos, mas que vise pensar um fazer educativo que tenha como bases as questões em torno do cotidiano e experiências vivenciais de alunos/as, dentro/fora do espaço escolar. Este trabalho tem por objetivo, refletir sobre a proposta de um currículo intercultural no espaço escolarizado, a partir de análises do ensino fundamental, em uma escola pública da rede municipal de ensino da cidade de Queimadas-PB. Com a abordagem teórica metodológica conceitual, centra-se na análise documental e de observações do cotidiano escolar, em prol da identificação de aspectos que se correlacionem com as premissas propostas neste estudo. A proposta da interculturalidade visibilizada através do currículo perceber a partir da escola, os sujeitos alunos e suas vivências educativas e a diversidade que faz parte de seu repertório cultural e de suas leituras de mundo e da vida, tendo como aspectos fundantes práticas socioculturais que se delineiam na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.