As relações étnico-raciais podem ser entendidas como as formas e a maneira na qual são estabelecidas as relações entre as diversas etnias e raças que compõe o quadro da população brasileira. O tema relações étnico-raciais se torna importante para o ensino de biologia, uma vez que o conceito de etnia e de raça pode ajudar os alunos a entender melhor o conceito de ciência e as influencias que a mesma tem, nas relações sociais estabelecidas pela raça humana. Partindo dessa associação e compreendendo esta temática como transversal, elegeu-se como fio condutor deste trabalho a discussão sobre relações étnicas raciais no ensino de ciências naturais, mais especificamente, o de Biologia. O trabalho resulta de uma pesquisa de campo em duas escolas de Ensino Médio da cidade de Bom Jesus - Piauí, buscando compreender as percepções de professores de biologia sobre o trabalho com essa temática. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário estruturado com questões abertas onde os sujeitos participantes da pesquisa foram dois professores de Biologia que vivenciam distintas realidades em escolas de educação básica diferentes, estadual e federal. Percebemos durante as entrevistas e observações da pesquisa, que os professores de Biologia parecem não gostar de tratar das questões referentes às relações étnico-raciais e, com frequência fazem associação do assunto a outras áreas de conhecimento. Por outro lado, sabem se colocar diante das questões que geram conflitos na escola em relação ao tema, como a questão do preconceito e descriminação em relação à raça negra, entre outros.