O artigo tem como objeto de estudo a relação entre a educação e pobreza, buscando explicar através de um estudo teórico conceitual as desigualdades e exclusão. É parte da dissertação intitulada Pobreza e Educação: um estudo teórico epistemológico sobre a produção do conhecimento no período de 2000 à 2010, desenvolvida no curso de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd), vinculado à Linha de Pesquisa: Educação Inclusiva e Processos Educacionais, Projeto: Gênero e Pobreza: Práticas, Políticas e Teorias Educacionais - Imagens de escolas . Análise de dados neste estudo resultou da produção acadêmica da literatura nacional, a partir de três grupos de documentos: artigos científicos, dissertações e teses de programas de pós-graduação em educação, como instrumento de análise utilizou-se o software Atlas ti, que auxilia na manipulação do conteúdo dos textos e no levantamento de tematização e da elaboração do mapa conceitual. O resultado deste processo apontou para a interseção entre dois grupos temáticos: o primeiro orientado pelos estudos sobre pobreza como processo social; e o segundo pelos estudos que tratavam da educação como desigualdade e exclusão. O estudo apontou para exclusão e pobreza como processos relacionados à condição de desigualdades sociais, a partir dessa constatação, parece-nos relevante aprofundar a discussão sobre a pobreza e sua relação com a escolaridade do aluno pobre.