Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO NÍVEL DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO SEGUNDO A TEORIA DE VAN HIELE DOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, PENSAMENTO MATEMÁTICO, TEORIA DE VAN HIELE, GEOMETRIA, GEOMETRIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Diante da lacuna existente no tema Provas e Demonstrações Matemáticas na Educação Básica, evidenciadas pela literatura, esta pesquisa vem analisar as justificativas de dezenove alunos de uma escola pública da rede estadual da Paraíba da cidade de Areia, divididos em oito duplas e um trio via aplicação de uma proposta didática a uma turma do 1º ano do ensino médio com o objetivo de classificar os grupos participantes segundo os níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico de Van Hiele e de qual tipo de prova segundo Balacheef mais foram usadas pelos alunos para responder as atividades propostas. Com isso pretendemos incentivar novas pesquisas sobre o tema abordado e ao mesmo tempo contribuir para que essa temática possa ser inserida nas aulas de matemática da educação básica. Concluiu-se que a utilização dos níveis de Van Hiele para caracterização do nível de aprendizado dos conceitos geométricos dos grupos ajudou a identificar que uma dupla conseguiu atingir o nível três de Van Hiele e que a justificativa mais utilizada por esse grupo foi o Exemplo Genérico de Balacheff. Essas duas teorias foram uteis para diagnosticar em que estágio do aprendizado dos conceitos geométricos os alunos encontravam-se para daí poder planejar estratégias metodológicas e didáticas para que os alunos que não alcançaram aprendizado mínimo sobre o assunto possam atingi-lo mediante atividades que os auxilie a avançar nos níveis de Van Hiele e por consequência aprender os conceitos geométricos propostos.

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