O fracasso escolar, refletido no insucesso estudantil, durante a escolarização básica, está associado a diversos fatores, de ordem social, econômica, política, didático-pedagógica, entre outros. Essa situação aponta para a necessidade de a escola, e, destacadamente, o docente considerarem o nível cognitivo de cada aluno, e que cada um aprende em ritmo e de forma diferentes. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo analisar a realidade sobre os fatores que estão associados ao fracasso escolar, a partir da percepção de professores de ciências. O estudo se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e utilizou o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos foram três professores de ciências de uma escola da rede pública, de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Iguatu- Ce. O trabalho buscou entender o que os professores pensam sobre o fracasso escolar, tomando como referência suas experiências docentes em sala de aula. Os professores ressaltaram que há diversos fatores relacionados ao fracasso escolar, tais como: condições sociais dos estudantes, desestrutura familiar, distanciamento família-escola e indisciplina. Acrescentam o papel das metodologias de ensino para amenizar o fracasso escolar, o qual, segundo os sujeitos da pesquisa, pode ser minimizado, mediante ações conjuntas da escola e da família, por meio de um trabalho colaborativo, em busca de uma maior compreensão e reflexão sobre o assunto, criando estratégias para a superação dos fatores desencadeadores do insucesso estudantil na escola básica.