Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILZAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA RAIMUNDO NUNES DA SILVA EM CAXIAS, MA PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL

Palavra-chaves: JOGOS, SENSIBILIZAÇÃO, LEISHMANIOSE VISCERAL Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16214
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1028
    "inscrito_id" => 6214
    "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILZAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA RAIMUNDO NUNES DA SILVA EM CAXIAS, MA PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL"
    "resumo" => "A Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente por Calazar, é uma doença crônica grave para a saúde humana, e por consequência do esgoto a céu aberto, lixo acumulado nas ruas e presença de mato possui uma incidência significativa nos bairros próximos ao bairro Mutirão na cidade de Caxias Ma. Diante dessa realidade, viu-se a necessidade de realizar atividades preventivas onde os acadêmicos da 1º turma de Ciências Biológicas do IFMA Campus Caxias, realizaram um trabalho de sensibilização com alunos de duas turmas:  5º ano C e 5º D do turno vespertino da escola Raimundo Nunes da Silva, localizada na rua São Vicente de Paula, S/N, bairro Mutirão, pois a mesma, por se apresentar próximo a todos esses bairros com registro de casos, recebe alunos de todos eles, e devido a este fato, a realização do projeto nesta escola permitiu alcançar alunos de todas essas comunidades. Para alcançar um resultado positivo, foram aplicados questionários para levantamento de dado, analisando os mesmos percebemos que os alunos não possuíam conhecimentos necessários para o reconhecimento e combate da doença, em seguida ocorreu uma palestra com os acadêmicos do IFMA Campus Caxias, nesta etapa pode-se perceber que os alunos não prestavam muita atenção a mesma, isso mostra que o ensino puramente teórico não prende a atenção dos alunos por muito tempo, com essa problemática surgiu então a ideia de trabalhar os jogos didáticos com as duas turmas, pois os jogos apresentam uma grande aplicabilidade em diversas situações que podem envolver crianças, adolescentes assim como adultos, e por ter um caráter lúdico e divertido, eles  tornam a aula mais interessante e divertida para os aluno, fazendo com os mesmos se empenhem e aprendam mais. Dessa forma os jogos vêm sendo utilizados como instrumentos educativos potencialmente capazes de contribuir tanto para o desenvolvimento da educação como para a construção do conhecimento em saúde. Diante da necessidade de se trabalhar atividades preventivas e da importância do uso de jogos como metodologia estimulante e divertida para a aprendizagem, o objetivo do referido trabalho foi sensibilizar os alunos com a utilização de jogos didáticos para a prevenção da Leishmaniose Visceral. Após a palestra, os próprios acadêmicos confeccionaram e aplicaram três tipos de jogos para o corpo discente participante da pesquisa: “Cruzadinha do Combate”, Jogo de tabuleiro “Combatendo o Calazar” e um jogo da memória. Com a realização das atividades preventivas fazendo uso de palestras e jogos, percebeu-se que a comunidade escolar em pesquisa completou os conhecimentos que estes apresentavam em relação a doença, colaborando assim com a disseminação de informações a respeito da transmissão, sintomas e prevenção da LV na comunidade. Diante dessas observações, podemos dizer que os jogos são essenciais no ensino e exposição de qualquer conteúdo e que de maneira geral ajudou este trabalho a ficar mais atrativo e interessante, facilitando a aquisição de conhecimento por parte do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, SENSIBILIZAÇÃO, LEISHMANIOSE VISCERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID6214_25082015103741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYLANE DA COSTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AYLANE COSTA"
    "autor_email" => "aylaneld@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16214
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1028
    "inscrito_id" => 6214
    "titulo" => "JOGOS EDUCATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILZAÇÃO DE ALUNOS DA ESCOLA RAIMUNDO NUNES DA SILVA EM CAXIAS, MA PARA PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL"
    "resumo" => "A Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente por Calazar, é uma doença crônica grave para a saúde humana, e por consequência do esgoto a céu aberto, lixo acumulado nas ruas e presença de mato possui uma incidência significativa nos bairros próximos ao bairro Mutirão na cidade de Caxias Ma. Diante dessa realidade, viu-se a necessidade de realizar atividades preventivas onde os acadêmicos da 1º turma de Ciências Biológicas do IFMA Campus Caxias, realizaram um trabalho de sensibilização com alunos de duas turmas:  5º ano C e 5º D do turno vespertino da escola Raimundo Nunes da Silva, localizada na rua São Vicente de Paula, S/N, bairro Mutirão, pois a mesma, por se apresentar próximo a todos esses bairros com registro de casos, recebe alunos de todos eles, e devido a este fato, a realização do projeto nesta escola permitiu alcançar alunos de todas essas comunidades. Para alcançar um resultado positivo, foram aplicados questionários para levantamento de dado, analisando os mesmos percebemos que os alunos não possuíam conhecimentos necessários para o reconhecimento e combate da doença, em seguida ocorreu uma palestra com os acadêmicos do IFMA Campus Caxias, nesta etapa pode-se perceber que os alunos não prestavam muita atenção a mesma, isso mostra que o ensino puramente teórico não prende a atenção dos alunos por muito tempo, com essa problemática surgiu então a ideia de trabalhar os jogos didáticos com as duas turmas, pois os jogos apresentam uma grande aplicabilidade em diversas situações que podem envolver crianças, adolescentes assim como adultos, e por ter um caráter lúdico e divertido, eles  tornam a aula mais interessante e divertida para os aluno, fazendo com os mesmos se empenhem e aprendam mais. Dessa forma os jogos vêm sendo utilizados como instrumentos educativos potencialmente capazes de contribuir tanto para o desenvolvimento da educação como para a construção do conhecimento em saúde. Diante da necessidade de se trabalhar atividades preventivas e da importância do uso de jogos como metodologia estimulante e divertida para a aprendizagem, o objetivo do referido trabalho foi sensibilizar os alunos com a utilização de jogos didáticos para a prevenção da Leishmaniose Visceral. Após a palestra, os próprios acadêmicos confeccionaram e aplicaram três tipos de jogos para o corpo discente participante da pesquisa: “Cruzadinha do Combate”, Jogo de tabuleiro “Combatendo o Calazar” e um jogo da memória. Com a realização das atividades preventivas fazendo uso de palestras e jogos, percebeu-se que a comunidade escolar em pesquisa completou os conhecimentos que estes apresentavam em relação a doença, colaborando assim com a disseminação de informações a respeito da transmissão, sintomas e prevenção da LV na comunidade. Diante dessas observações, podemos dizer que os jogos são essenciais no ensino e exposição de qualquer conteúdo e que de maneira geral ajudou este trabalho a ficar mais atrativo e interessante, facilitando a aquisição de conhecimento por parte do aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, SENSIBILIZAÇÃO, LEISHMANIOSE VISCERAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID6214_25082015103741.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AYLANE DA COSTA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "AYLANE COSTA"
    "autor_email" => "aylaneld@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- IFMA CAXIAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A Leishmaniose Visceral (LV), conhecida popularmente por Calazar, é uma doença crônica grave para a saúde humana, e por consequência do esgoto a céu aberto, lixo acumulado nas ruas e presença de mato possui uma incidência significativa nos bairros próximos ao bairro Mutirão na cidade de Caxias Ma. Diante dessa realidade, viu-se a necessidade de realizar atividades preventivas onde os acadêmicos da 1º turma de Ciências Biológicas do IFMA Campus Caxias, realizaram um trabalho de sensibilização com alunos de duas turmas: 5º ano C e 5º D do turno vespertino da escola Raimundo Nunes da Silva, localizada na rua São Vicente de Paula, S/N, bairro Mutirão, pois a mesma, por se apresentar próximo a todos esses bairros com registro de casos, recebe alunos de todos eles, e devido a este fato, a realização do projeto nesta escola permitiu alcançar alunos de todas essas comunidades. Para alcançar um resultado positivo, foram aplicados questionários para levantamento de dado, analisando os mesmos percebemos que os alunos não possuíam conhecimentos necessários para o reconhecimento e combate da doença, em seguida ocorreu uma palestra com os acadêmicos do IFMA Campus Caxias, nesta etapa pode-se perceber que os alunos não prestavam muita atenção a mesma, isso mostra que o ensino puramente teórico não prende a atenção dos alunos por muito tempo, com essa problemática surgiu então a ideia de trabalhar os jogos didáticos com as duas turmas, pois os jogos apresentam uma grande aplicabilidade em diversas situações que podem envolver crianças, adolescentes assim como adultos, e por ter um caráter lúdico e divertido, eles tornam a aula mais interessante e divertida para os aluno, fazendo com os mesmos se empenhem e aprendam mais. Dessa forma os jogos vêm sendo utilizados como instrumentos educativos potencialmente capazes de contribuir tanto para o desenvolvimento da educação como para a construção do conhecimento em saúde. Diante da necessidade de se trabalhar atividades preventivas e da importância do uso de jogos como metodologia estimulante e divertida para a aprendizagem, o objetivo do referido trabalho foi sensibilizar os alunos com a utilização de jogos didáticos para a prevenção da Leishmaniose Visceral. Após a palestra, os próprios acadêmicos confeccionaram e aplicaram três tipos de jogos para o corpo discente participante da pesquisa: “Cruzadinha do Combate”, Jogo de tabuleiro “Combatendo o Calazar” e um jogo da memória. Com a realização das atividades preventivas fazendo uso de palestras e jogos, percebeu-se que a comunidade escolar em pesquisa completou os conhecimentos que estes apresentavam em relação a doença, colaborando assim com a disseminação de informações a respeito da transmissão, sintomas e prevenção da LV na comunidade. Diante dessas observações, podemos dizer que os jogos são essenciais no ensino e exposição de qualquer conteúdo e que de maneira geral ajudou este trabalho a ficar mais atrativo e interessante, facilitando a aquisição de conhecimento por parte do aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.