Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO DE ÁLBUM SERIADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO

Palavra-chaves: ÁLBUM SERIADO, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO Pôster (PO) / Poster Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15302
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1289
    "inscrito_id" => 6385
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE ÁLBUM SERIADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino dos conceitosgeográficos por meio da  produção de álbuns seriados  nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao  ensino de Geografia nas escolas do campo através da  produção em sala de aula de  álbuns seriados contendo os seguintes conceitos geográficos: espaço natural, espaço geográfico, paisagem, lugar, território e meio ambiente. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricosda Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Concluímos que através das observações realizadas pelos alunos às imagens/fotos do álbum seriado, verificamos que houve a definição dos conceitos abordados, a comparação desses conceitos e a interpretação dos mesmos. Despertando nos alunos uma postura crítica diante da realidade, pois os mesmos foram convidados a construir gradativamente, cada conceito, tornando-se um ser participativo do processo de ensino-aprendizagem e não meros reprodutores de informações."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ÁLBUM  SERIADO, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6385_03092015211115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA AUGUSTA DE MORAIS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA RAMOS"
    "autor_email" => "andreaedu.15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG/CDSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15302
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1289
    "inscrito_id" => 6385
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE ÁLBUM SERIADO NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO"
    "resumo" => "Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino dos conceitosgeográficos por meio da  produção de álbuns seriados  nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao  ensino de Geografia nas escolas do campo através da  produção em sala de aula de  álbuns seriados contendo os seguintes conceitos geográficos: espaço natural, espaço geográfico, paisagem, lugar, território e meio ambiente. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricosda Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Concluímos que através das observações realizadas pelos alunos às imagens/fotos do álbum seriado, verificamos que houve a definição dos conceitos abordados, a comparação desses conceitos e a interpretação dos mesmos. Despertando nos alunos uma postura crítica diante da realidade, pois os mesmos foram convidados a construir gradativamente, cada conceito, tornando-se um ser participativo do processo de ensino-aprendizagem e não meros reprodutores de informações."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ÁLBUM  SERIADO, ENSINO DE GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO DO CAMPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA4_ID6385_03092015211115.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA AUGUSTA DE MORAIS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA RAMOS"
    "autor_email" => "andreaedu.15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG/CDSA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino dos conceitosgeográficos por meio da produção de álbuns seriados nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao ensino de Geografia nas escolas do campo através da produção em sala de aula de álbuns seriados contendo os seguintes conceitos geográficos: espaço natural, espaço geográfico, paisagem, lugar, território e meio ambiente. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricosda Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Concluímos que através das observações realizadas pelos alunos às imagens/fotos do álbum seriado, verificamos que houve a definição dos conceitos abordados, a comparação desses conceitos e a interpretação dos mesmos. Despertando nos alunos uma postura crítica diante da realidade, pois os mesmos foram convidados a construir gradativamente, cada conceito, tornando-se um ser participativo do processo de ensino-aprendizagem e não meros reprodutores de informações.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.