Esse trabalho apresenta um relato da experiência vivenciada pela equipe do PIBID – Diversidade – Ciências Humanas e Sociais do Curso da Licenciatura em Educação do Campo - UFCG/CDSA. O mesmo, descreve a ação titulada de “O ensino dos conceitosgeográficos por meio da produção de álbuns seriados nas escolas do campo”, do qual, teve por objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos referente ao ensino de Geografia nas escolas do campo através da produção em sala de aula de álbuns seriados contendo os seguintes conceitos geográficos: espaço natural, espaço geográfico, paisagem, lugar, território e meio ambiente. Essa atividade se caracterizou como uma ação Qualitativa, em que foram utilizados pressupostos teóricosda Observação Participante e da Pesquisa-Ação (MARCONI e LAKATOS, 2009). Concluímos que através das observações realizadas pelos alunos às imagens/fotos do álbum seriado, verificamos que houve a definição dos conceitos abordados, a comparação desses conceitos e a interpretação dos mesmos. Despertando nos alunos uma postura crítica diante da realidade, pois os mesmos foram convidados a construir gradativamente, cada conceito, tornando-se um ser participativo do processo de ensino-aprendizagem e não meros reprodutores de informações.