AS FACES DO FENÔMENO REPROVAÇÃO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15499 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1116 "inscrito_id" => 3570 "titulo" => "AS FACES DO FENÔMENO REPROVAÇÃO" "resumo" => "Resumo: A reprovação escolar é um problema ainda muito presente na educação brasileira e que alarga os números de fracassos escolares, por isso, importa-nos discuti-la. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender possíveis motivos que levam à reprovação nesta escola. A metodologia utilizada teve como abordagem a perspectiva qualitativa, sendo de natureza aplicada. O universo de estudo desta pesquisa foi a escola da rede municipal de ensino E.M.E.I.E.F. Emiliano Pereira de Araújo, situada na zona rural do município de Caraúbas-PB e portadora de um alto índice de reprovação. Os sujeitos da pesquisa foram professora, pais/mães de alunos pertencentes ao 3º, 4º e 5º anos e que já haviam sido reprovados, encontrando-se em distorção idade-série, além dos próprios alunos em tal condição. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas para alunos e pais/mães e questionário para a professora. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que, segundo as falas dos sujeitos, a reprovação ocorre pela falta de interesse em aprender, por parte dos alunos. No nosso entendimento, as constantes reprovações também desencadeiam essa ausência do interesse. No entanto, conclui-se que são fatores que promovem a falta de interesse pelos estudos por parte dos alunos, as lacunas na prática pedagógica e nos centros familiares em suas relações com escola e alunos, principalmente, no que concerne aos estímulos e promoção de incentivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "REPROVAÇÃO ESCOLAR, CAUSAS DA REPROVAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3570_29082015195026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINA KADÍGINA DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALINA KADÍGINA" "autor_email" => "alina.kadigina@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15499 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1116 "inscrito_id" => 3570 "titulo" => "AS FACES DO FENÔMENO REPROVAÇÃO" "resumo" => "Resumo: A reprovação escolar é um problema ainda muito presente na educação brasileira e que alarga os números de fracassos escolares, por isso, importa-nos discuti-la. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender possíveis motivos que levam à reprovação nesta escola. A metodologia utilizada teve como abordagem a perspectiva qualitativa, sendo de natureza aplicada. O universo de estudo desta pesquisa foi a escola da rede municipal de ensino E.M.E.I.E.F. Emiliano Pereira de Araújo, situada na zona rural do município de Caraúbas-PB e portadora de um alto índice de reprovação. Os sujeitos da pesquisa foram professora, pais/mães de alunos pertencentes ao 3º, 4º e 5º anos e que já haviam sido reprovados, encontrando-se em distorção idade-série, além dos próprios alunos em tal condição. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas para alunos e pais/mães e questionário para a professora. Os dados foram analisados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados mostram que, segundo as falas dos sujeitos, a reprovação ocorre pela falta de interesse em aprender, por parte dos alunos. No nosso entendimento, as constantes reprovações também desencadeiam essa ausência do interesse. No entanto, conclui-se que são fatores que promovem a falta de interesse pelos estudos por parte dos alunos, as lacunas na prática pedagógica e nos centros familiares em suas relações com escola e alunos, principalmente, no que concerne aos estímulos e promoção de incentivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "REPROVAÇÃO ESCOLAR, CAUSAS DA REPROVAÇÃO, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA3_ID3570_29082015195026.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINA KADÍGINA DA SILVA BARROS" "autor_nome_curto" => "ALINA KADÍGINA" "autor_email" => "alina.kadigina@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }