Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO: O DESENVOLVIMENTO DE UM PESAMENTO SIGNIFICATIVO EM BIOLOGIA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO DE VÍDEOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
0 of 0
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17107 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1806 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO: O DESENVOLVIMENTO DE UM PESAMENTO SIGNIFICATIVO EM BIOLOGIA" "resumo" => "O percurso metodológico aqui descrito aconteceu mediante a uma intervenção pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro, situada no município de Campina Grande/PB, e objetivou reconhecer a produção de vídeos como recurso didático no ensino de biologia, considerando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos são materializados às estruturas de conhecimento do aluno e assumem significado para ele a partir da analogia com seu conhecimento prévio. A partir da produção de vídeos como recurso didático, foi constatada a eficiência no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos puderam ser estruturados, assumindo significado para o aluno a partir da analogia com seu conhecimento prévio. Esta estratégia metodológica contribuiu ainda para o desenvolvimento interdisciplinar do conteúdo abordando em discussões entre diversas áreas do conhecimento, além de propiciar aos alunos uma visão própria da evolução dos seus conceitos acerca do tema.O percurso metodológico aqui descrito aconteceu mediante a uma intervenção pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) d" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO DE VÍDEOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID692_08092015120902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEF NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEF NUNES" "autor_email" => "aleff.cg1995@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17107 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1806 "inscrito_id" => 692 "titulo" => "VÍDEOS COMO RECURSO DIDÁTICO: O DESENVOLVIMENTO DE UM PESAMENTO SIGNIFICATIVO EM BIOLOGIA" "resumo" => "O percurso metodológico aqui descrito aconteceu mediante a uma intervenção pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro, situada no município de Campina Grande/PB, e objetivou reconhecer a produção de vídeos como recurso didático no ensino de biologia, considerando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos são materializados às estruturas de conhecimento do aluno e assumem significado para ele a partir da analogia com seu conhecimento prévio. A partir da produção de vídeos como recurso didático, foi constatada a eficiência no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos puderam ser estruturados, assumindo significado para o aluno a partir da analogia com seu conhecimento prévio. Esta estratégia metodológica contribuiu ainda para o desenvolvimento interdisciplinar do conteúdo abordando em discussões entre diversas áreas do conhecimento, além de propiciar aos alunos uma visão própria da evolução dos seus conceitos acerca do tema.O percurso metodológico aqui descrito aconteceu mediante a uma intervenção pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) d" "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "PRODUÇÃO DE VÍDEOS, CONHECIMENTO PRÉVIO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID692_08092015120902.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALEF NUNES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALEF NUNES" "autor_email" => "aleff.cg1995@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O percurso metodológico aqui descrito aconteceu mediante a uma intervenção pedagógica do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Estadual da Paraíba, na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortêncio de Souza Ribeiro, situada no município de Campina Grande/PB, e objetivou reconhecer a produção de vídeos como recurso didático no ensino de biologia, considerando o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos são materializados às estruturas de conhecimento do aluno e assumem significado para ele a partir da analogia com seu conhecimento prévio. A partir da produção de vídeos como recurso didático, foi constatada a eficiência no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa onde os conteúdos puderam ser estruturados, assumindo significado para o aluno a partir da analogia com seu conhecimento prévio. Esta estratégia metodológica contribuiu ainda para o desenvolvimento interdisciplinar do conteúdo abordando em discussões entre diversas áreas do conhecimento, além de propiciar aos alunos uma visão própria da evolução dos seus conceitos acerca do tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.