Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: COMPREENSÕES DE PROFESSORES

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este estudo trata da inserção de adolescentes em conflito com a lei na escola e os significados atribuídos por professores sobre alunos que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto (Prestação de Serviços à Comunidade – PSC e Liberdade Assistida – LA). O trabalho traz à tona situações que professores vivenciam na relação com alunos que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, muitas vezes marcadas por dificuldades decorrentes quer de sua formação, quer de estereótipos e preconceitos que foram sendo construídos acerca desse adolescente. O estudo objetiva pesquisar compreensões que os professores têm de alunos que estão em cumprimento de medidas socioeducativas. Nesse sentido, não se pode desconsiderar as questões que envolvem a formação inicial e continuada desses profissionais, pois parte-se do pressuposto que essas trajetórias têm implicações na prática docente. O estudo será desenvolvido com professores que lecionam para alunos de 12 a 18 anos incompletos que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, em uma escola pública da zona leste de São Paulo. Metodologicamente será utilizada pesquisa qualitativa conforme Lüdke e André, Minayo e Goldenberg, que lançará mão de dados coletados por meio de entrevista semiestruturada que pretende identificar as diferentes situações vivenciadas por esses professores na relação com esses adolescentes, nas quais podem ser explicitadas dificuldades de várias ordens - técnica, pedagógica, de relacionamento, expectativas, práticas de inclusão/exclusão, preconceitos, dentre outras; além de algumas estratégias utilizadas na realização do estudo de caso uma vez que a coleta ocorrerá em uma única escola. Dessa forma, torna-se relevante a caracterização da instituição e seus sujeitos, o contexto social e econômico em que a escola está inserida, dentre outros aspectos. Espera-se que este trabalho traga contribuições ao debate sobre o trabalho docente em contextos adversos.

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