Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, OFICINA PEDAGÓGICA, GRAVITAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15260
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1976
    "inscrito_id" => 1001
    "titulo" => "A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Sabendo da necessidade de buscarmos uma mudança nas práticas de ensino de Física, em que é preciso emergir do modelo de ensino tradicional, trazemos neste trabalho um relato de uma experiência vivenciada numa escola pública do estado da Paraíba, em que realizamos uma oficina pedagógica, para tratar do tema Gravitação. A oficina foi coordenada pelos bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba PIBID/UEPB e teve como abordagem o ensino problematizador. A ação na escola se foi dividida em três intervenções com alunos do1º(primeiro ano) do Ensino Médio – EM, sendo duas oficinas didáticas e uma aula expositiva dialogada sobre os sistemas que descrevem os comportamentos dos corpos celestes. Através dos resultados percebemos a importância da utilização de novas abordagens de ensino, pois as mesmas possibilitam o interesse dos alunos, além de viabilizar a compreensão de conteúdos de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, OFICINA PEDAGÓGICA, GRAVITAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1001_08092015171645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CELY LIMA"
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15260
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1976
    "inscrito_id" => 1001
    "titulo" => "A OFICINA DIDÁTICA NUMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: METODOLOGIAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA"
    "resumo" => "Sabendo da necessidade de buscarmos uma mudança nas práticas de ensino de Física, em que é preciso emergir do modelo de ensino tradicional, trazemos neste trabalho um relato de uma experiência vivenciada numa escola pública do estado da Paraíba, em que realizamos uma oficina pedagógica, para tratar do tema Gravitação. A oficina foi coordenada pelos bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba PIBID/UEPB e teve como abordagem o ensino problematizador. A ação na escola se foi dividida em três intervenções com alunos do1º(primeiro ano) do Ensino Médio – EM, sendo duas oficinas didáticas e uma aula expositiva dialogada sobre os sistemas que descrevem os comportamentos dos corpos celestes. Através dos resultados percebemos a importância da utilização de novas abordagens de ensino, pois as mesmas possibilitam o interesse dos alunos, além de viabilizar a compreensão de conteúdos de Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA, OFICINA PEDAGÓGICA, GRAVITAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID1001_08092015171645.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGNA CELY CARDOSO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CELY LIMA"
    "autor_email" => "cellymagna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Sabendo da necessidade de buscarmos uma mudança nas práticas de ensino de Física, em que é preciso emergir do modelo de ensino tradicional, trazemos neste trabalho um relato de uma experiência vivenciada numa escola pública do estado da Paraíba, em que realizamos uma oficina pedagógica, para tratar do tema Gravitação. A oficina foi coordenada pelos bolsistas do Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual da Paraíba PIBID/UEPB e teve como abordagem o ensino problematizador. A ação na escola se foi dividida em três intervenções com alunos do1º(primeiro ano) do Ensino Médio – EM, sendo duas oficinas didáticas e uma aula expositiva dialogada sobre os sistemas que descrevem os comportamentos dos corpos celestes. Através dos resultados percebemos a importância da utilização de novas abordagens de ensino, pois as mesmas possibilitam o interesse dos alunos, além de viabilizar a compreensão de conteúdos de Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.