Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DOS IFS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE CONTEXTUALIZADA, LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, POLÍTICA DE EXPANSÃO E INTERIORIZAÇÃO DOS IFS Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Didática, Currículo e Política Educacional
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      O presente artigo tem como objetivo Mostrar em que sentido a implementação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo nos IFs se configura um viés para a consolidação da proposta de expansão e interiorização tal como expressa na lei 11.892/08. A metodologia utilizada para a compreensão desta problemática consiste em pesquisa exploratória, e no que diz respeito ao procedimento de coleta de dados é bibliográfica, documental e qualitativa. A pesquisa se estabelecerá por três caminhos: Compreensão do contexto histórico social e político em que nascem estas políticas educacionais, análise comparativa e aproximativa dos documentos que as fundamentam e análise do contexto da oferta desta modalidade de ensino nos IFs. O resultado da pesquisa mostra a convergência entre os objetivos e propostas das políticas de formação de educadores do campo e da política de expansão dos Ifs, em seus objetivos e finalidades, e o descompasso existente entre a realidade do Curso em Licenciatura em Educação do Campo nos IFs e o número de campi criados no interior do Brasil nos últimos anos.
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      O presente artigo tem como objetivo Mostrar em que sentido a implementação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo nos IFs se configura um viés para a consolidação da proposta de expansão e interiorização tal como expressa na lei 11.892/08. A metodologia utilizada para a compreensão desta problemática consiste em pesquisa exploratória, e no que diz respeito ao procedimento de coleta de dados é bibliográfica, documental e qualitativa. A pesquisa se estabelecerá por três caminhos: Compreensão do contexto histórico social e político em que nascem estas políticas educacionais, análise comparativa e aproximativa dos documentos que as fundamentam e análise do contexto da oferta desta modalidade de ensino nos IFs. O resultado da pesquisa mostra a convergência entre os objetivos e propostas das políticas de formação de educadores do campo e da política de expansão dos Ifs, em seus objetivos e finalidades, e o descompasso existente entre a realidade do Curso em Licenciatura em Educação do Campo nos IFs e o número de campi criados no interior do Brasil nos últimos anos.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO O presente artigo tem como objetivo Mostrar em que sentido a implementação de cursos de Licenciatura em Educação do Campo nos IFs se configura um viés para a consolidação da proposta de expansão e interiorização tal como expressa na lei 11.892/08. A metodologia utilizada para a compreensão desta problemática consiste em pesquisa exploratória, e no que diz respeito ao procedimento de coleta de dados é bibliográfica, documental e qualitativa. A pesquisa se estabelecerá por três caminhos: Compreensão do contexto histórico social e político em que nascem estas políticas educacionais, análise comparativa e aproximativa dos documentos que as fundamentam e análise do contexto da oferta desta modalidade de ensino nos IFs. O resultado da pesquisa mostra a convergência entre os objetivos e propostas das políticas de formação de educadores do campo e da política de expansão dos Ifs, em seus objetivos e finalidades, e o descompasso existente entre a realidade do Curso em Licenciatura em Educação do Campo nos IFs e o número de campi criados no interior do Brasil nos últimos anos.

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