O referido trabalho trata-se de um recorte de estudo de um Estágio Básico em Processos Educacionais, realizado na cidade de Cajazeiras – PB, o qual teve por objetivo observar uma sala de aula do ensino fundamental I da rede pública municipal e como se dava o processo de ensino-aprendizagem dentro desta, analisando os fatores envolvidos nesse processo, justificando-se pela busca de identificar os fatores que dificultam esse processo, bem como qualificar os estagiários para lidar com as dificuldades e elaborar estratégias de enfrentamento do mesmo, os qualificando para futura vida profissional. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado à observação sistemática, exploratória e descritiva, assim como entrevista semiestruturada realizada com o professor da turma a qual se realizou o estágio, proporcionando uma visão geral acerca do processo de ensino-aprendizagem e como se apresentaram as relações interpessoais nesse processo. Os resultados obtidos foram a identificação de um ensino mecanizado, seguido de elevada taxa de distorção idade-série e problemas interpessoais de afetividade que dificultam o processo de ensino-aprendizagem. Esses estressores ligados ao sistema escolar deixa em aberto a reflexão sobre a inclusão no sistema educacional, visto que este não se restringe apenas às pessoas em condições especiais, mas também aquelas em situação de vulnerabilidade social. Neste esteio, faz-se necessário repensar o processo de ensino-aprendizagem previsto por lei, posto que, além de respeitar e atender as necessidades determinadas pela realidade e pelas especificidades das crianças, a instituição deve ter claro seu papel enquanto agente de transformação.