Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PSICOLOGIA: DESAFIOS E POSSIBLIDADES NA ABORDAGEM TRANSDISCIPLINAR NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: PSICOLOGIA, TRANSDISCIPLINARIEDADE, FORMAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Fundamentos da Educação Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O referido trabalho nasce a partir da abordagem da disciplina de Psicologia nos cursos de Licenciatura em Bacharelado em Administração e Direito da Faculdade de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas do Cabo de Santo Agostinho, onde foi observado que os alunos vinham para a instituição de ensino buscar algo além das orientações cientificas de formação acadêmica, desejavam também significar as construções teóricas em uma práxis profissional e pessoal que lhes trouxessem também uma dimensão de enriquecimento pessoal humanístico. O estudo da Psicologia em consonância com as demais disciplinas dos cursos de Bacharelado em Direito e Administração, especificamente com as disciplinas de Administração Contemporânea introdução ao Direito, auxiliou e auxilia os alunos a percorrer este caminho do entendimento de si e da relação com o outro, referendando assim o principio da Psicologia. Entende-se por interdisciplinaridade o processo de ensino-aprendizagem que envolve a reflexão a partir de várias áreas de conhecimento ou de formação, ou melhor, quando o aprendiz se serve de descobertas de outras áreas para construir uma síntese sobre um problema/tese levantado. Nessa perspectiva pedagógica, a interdisciplinaridade é uma nova atitude diante da questão do conhecimento e do ato de aprender. Alunos com uma educação mais interdisciplinar estarão mais capacitados para enfrentar problemas que transcendem os limites de uma disciplina concreta e para detectar, analisar e solucionar problemas novos. A correlação entre as disciplinas é indiscutível, por isso existe a necessidade de uma aplicação constante da interdisciplinaridade no ensino. Para tanto, é mister que haja uma mudança comportamental dos docentes de tal forma que nenhuma das disciplinas seja de elevada importância, isolada em si própria, mas sim, seja de elevada importância no conjunto das disciplinas, cujo objetivo é a formação integral do educando. Antes de iniciarmos o trabalho de forma transdisciplinar não tínhamos a dimensão da oportunidade de aprendizado que se processava no trabalho coletivo, entre as áreas de conhecimento, na relação entre os professores de disciplinas diferentes porém de conteúdos afins e principalmente no trabalho e aprendizagem dos alunos. Através da investigação fomos analisando que a partir das aulas nos diferentes cursos e diferentes conteúdos sempre buscávamos elaborar ações voltadas a contextualizar os conteúdos teóricos mediante uma relação e reflexão do que as experiências trazia para os campos da vida acadêmica, profissional e pessoal, percebendo assim também o crescimento transpessoal. As ações do trabalho foi de analisar, categorizar, discutir, ampliar e construir ciência, todavia, uma ciência que esteja voltada as questões da sociedade. O universo acadêmico esta a serviço desta sociedade que clama pesquisadores e profissionais liberais que atuem de forma consciente, prudente e ética na formação da justiça. Os estudantes dos cursos de Bacharelado de Administração e Direito, responderam suas indagações iniciais não só na esfera das emoções e comportamentos, mergulharam na Psicologia, entendo melhor a atuação da Administração de Empresas bem como a importância e atuação do Direito. Vislumbrando que as construções de ordem acadêmicas, subjetiva e individual podem também encontrar se aliar as dimensões das práticas objetivas e coletivas, trazendo assim aprendizagens diversas e humanísticas.

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