O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA VISUAL: UM ESTUDO DE METODOLOGIAS FACILITADORAS PARA O PROCESSO DE ENSINO DE QUÍMICA
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Com base nesses argumentos, o principal objetivo desse trabalho foi investigar o processo de ensino-aprendizagem de alunos com deficiência visual, incluídos na escola regular, na disciplina de Química, buscando conhecer metodologias facilitadoras para o processo de compreensão dos conteúdos. A pesquisa está sendo realizada nos meses de março e abril de 2015, em uma instituição especializada que acolhe os alunos com a deficiência promovendo ações que beneficiem o processo de inclusão, na cidade de Campina Grande, Paraíba, nordeste do Brasil. Foram realizadas entrevistas com seis os alunos do Ensino Médio, sendo dois com baixa visão e quatro cegos, e com a professora responsável pelas aulas de reforço de Química. Os resultados observados demonstraram que a compreensão dos conteúdos da disciplina é limitada, devido ao alto grau de abstração dos conteúdos, a exemplo dos modelos atômicos e organização dos átomos e moléculas, bem como a falta de recursos metodológicos que possibilitem a compreensão de como a ciência está organizada. Portanto, torna-se necessário que a Química seja abordada de uma nova maneira para esses estudantes, para que não se torne uma disciplina entediante e de pouca compreensão, mas que promova o prazer de estudar e de conhecer a ciência." 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