A inclusão de pessoas com deficiência nas salas de aulas regulares é um desafio a ser enfrentado pelos sistemas de ensino no sentido de promover igualdade de oportunidades, respeito as diferenças, e aprendizagem colaborativa. Nesse escrito, objetiva-se refletir sobre as políticas brasileiras de inclusão, problematizando a função da escola e o papel do professor nesse processo. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, a partir da seleção, síntese e sistematização das seguintes categorias teóricas: Atendimento Educacional Especializado (AEE); Inclusão da Pessoa com Deficiência; Desafios ao Ensino. Os resultados evidenciam que as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Resolução CNE/CEB nº 2/2001) e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) desafia a comunidade escolar no processo de inclusão dos discentes com deficiência nas classes regulares com o apoio da Sala de Recursos Multifuncionais, num trabalho coletivo, inovador, por meio da elaboração de um currículo flexível e da adoção de práticas pedagógicas colaborativas e democráticas.