O presente escrito apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública do estado do Ceará, que tem como objetivo elaborar um plano de ação que vise atender as reais necessidades dos atores escolares (alunos, professores, servidores, pais e gestores). Referida investigação se alia a perspectiva de consolidação da gestão democrática na escola pública, buscando promover as ações contempladas no Projeto Ensino Médio Inovador (ProEMI) (BRASIL, 2014). Para tanto, discute os desafios enfrentados pelos educadores do ensino médio, no contexto da escola pública, para que se efetive uma educação básica de qualidade, partindo de uma perspectiva que apreende a educação e a escola em seus aspectos contraditórios, em face de contextos sociopolíticos e econômicos específicos. Para fins de análise desse estudo nos ancoramos em uma visão histórica de educação, buscando relacionar as exigências impostas à escola, enquanto lócus privilegiado de repasse do saber sistematizado (SAVIANNI, 2003), como vinculadas a interesses específicos (políticos e econômicos) de cada época. Situamos, portanto, a compreensão vigente na sociedade atual, de que a educação constitui um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento econômico de um país ou região, uma vez que tem por finalidade preparar o cidadão para o exercício do trabalho e da cidadania (Brasil, 1996). Nesse sentido este artigo tem como objetivo contribuir com o debate sobre as políticas públicas de educação para o Ensino Médio, a partir dos resultados parciais de uma pesquisa que apresenta os principais desafios enfrentados pelos educadores de uma escola pública do estado do Ceará, buscando identificar possibilidades concretas para a construção de ações e estratégias inovadoras para o ensino médio. A escola pesquisada situa-se no município do Eusébio-CE, fazendo parte da Rede Estadual de Ensino e sob a abrangência da Coordenadoria Regional de Educação – CREDE 01- CE, que é composta por sete (07) municípios localizados na Região Metropolitana de Fortaleza: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Itaitinga, Maracanaú e Pacatuba. A escola em questão localiza-se em um distrito do citado município e tem uma clientela de baixo poder aquisitivo cuja maioria é atendida pelos programas de geração de renda, oriundos de classe socioeconômica de baixo poder aquisitivo: trabalhadores assalariados ou subempregados, cujas famílias convivem com o drama da iminência do desemprego. Essa pesquisa consiste em um estudo de natureza qualitativa, que contempla investigações de cunho bibliográfico, documental e de campo. Como procedimento metodológico para incursão no campo de investigação, privilegiamos a pesquisa ação, a fim de possibilitar, através, de dados obtidos, a formulação de novas questões/pressupostos para pesquisas futuras. O levantamento dos dados foi realizado in loco, por meio de observações na instituição alvo da pesquisa, sendo realizadas no período de Março de 2015.