JOGO DE TRILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA.
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121397 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 193 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "JOGO DE TRILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA." "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo compartilhar as experiências propostas pela Disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo, do 4º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto aborda a temática do brincar, explorando a criança, a infância, o brinquedo e a escola e tem como objetivo investigar a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação infantil do município de Porto Velho - RO. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa colaborativa, por meio de observação participante e entrevista com a professora regente de uma turma de educação infantil. Foi realizada uma oficina prática de construção de jogos de trilhas que foi cuidadosamente elaborada, incluindo a escolha do local, o traçado da rota, a sinalização e a preparação dos materiais necessários. A partir dos estudos e das atividades aplicadas, integrando a teoria à prática, os resultados demonstram concretamente como a brincadeira pode fazer diferença na vida das crianças e ser aplicada no cotidiano educacional. As análises realizadas evidenciam que o brincar é essencial para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, promovendo não apenas habilidades cognitivas, mas também sociais e emocionais. É fundamental que educadores e gestores escolares reconheçam a importância da prática lúdica na escola, implementando recursos e metodologias que favoreçam um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para a criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID951_TB193_10032025182504.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA PIRES LIMA" "autor_nome_curto" => "Ana Lucia Lima" "autor_email" => "ana.pires@estudante.ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121397 "edicao_id" => 387 "trabalho_id" => 193 "inscrito_id" => 951 "titulo" => "JOGO DE TRILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA." "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo compartilhar as experiências propostas pela Disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo, do 4º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto aborda a temática do brincar, explorando a criança, a infância, o brinquedo e a escola e tem como objetivo investigar a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação infantil do município de Porto Velho - RO. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa colaborativa, por meio de observação participante e entrevista com a professora regente de uma turma de educação infantil. Foi realizada uma oficina prática de construção de jogos de trilhas que foi cuidadosamente elaborada, incluindo a escolha do local, o traçado da rota, a sinalização e a preparação dos materiais necessários. A partir dos estudos e das atividades aplicadas, integrando a teoria à prática, os resultados demonstram concretamente como a brincadeira pode fazer diferença na vida das crianças e ser aplicada no cotidiano educacional. As análises realizadas evidenciam que o brincar é essencial para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, promovendo não apenas habilidades cognitivas, mas também sociais e emocionais. É fundamental que educadores e gestores escolares reconheçam a importância da prática lúdica na escola, implementando recursos e metodologias que favoreçam um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para a criança." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID951_TB193_10032025182504.pdf" "created_at" => "2025-05-28 15:37:43" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUCIA PIRES LIMA" "autor_nome_curto" => "Ana Lucia Lima" "autor_email" => "ana.pires@estudante.ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conape/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00" "publicacao_id" => 119 "publicacao_nome" => "Revista CONAPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }