Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

JOGO DE TRILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121397
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "JOGO DE TRILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA."
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo compartilhar as experiências propostas pela Disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo, do 4º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto aborda a temática do brincar, explorando a criança, a infância, o brinquedo e a escola e tem como objetivo investigar a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação infantil do município de Porto Velho - RO. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa colaborativa, por meio de observação participante e entrevista com a professora regente de uma turma de educação infantil. Foi realizada uma oficina prática de construção de jogos de trilhas que foi cuidadosamente elaborada, incluindo a escolha do local, o traçado da rota, a sinalização e a preparação dos materiais necessários. A partir dos estudos e das atividades aplicadas, integrando a teoria à prática, os resultados demonstram concretamente como a brincadeira pode fazer diferença na vida das crianças e ser aplicada no cotidiano educacional. As análises realizadas evidenciam que o brincar é essencial para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, promovendo não apenas habilidades cognitivas, mas também sociais e emocionais. É fundamental que educadores e gestores escolares reconheçam a importância da prática lúdica na escola, implementando recursos e metodologias que favoreçam um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para a criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID951_TB193_10032025182504.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUCIA PIRES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Lucia Lima"
    "autor_email" => "ana.pires@estudante.ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121397
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 193
    "inscrito_id" => 951
    "titulo" => "JOGO DE TRILHAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVENDO HABILIDADES E CONHECIMENTOS DE FORMA LÚDICA."
    "resumo" => "RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo compartilhar as experiências propostas pela Disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo, do 4º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto aborda a temática do brincar, explorando a criança, a infância, o brinquedo e a escola e tem como objetivo investigar a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação infantil do município de Porto Velho - RO. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa colaborativa, por meio de observação participante e entrevista com a professora regente de uma turma de educação infantil. Foi realizada uma oficina prática de construção de jogos de trilhas que foi cuidadosamente elaborada, incluindo a escolha do local, o traçado da rota, a sinalização e a preparação dos materiais necessários. A partir dos estudos e das atividades aplicadas, integrando a teoria à prática, os resultados demonstram concretamente como a brincadeira pode fazer diferença na vida das crianças e ser aplicada no cotidiano educacional. As análises realizadas evidenciam que o brincar é essencial para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, promovendo não apenas habilidades cognitivas, mas também sociais e emocionais. É fundamental que educadores e gestores escolares reconheçam a importância da prática lúdica na escola, implementando recursos e metodologias que favoreçam um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para a criança."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 02: Educação Infantil: Abordagens e práticas na educação infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID951_TB193_10032025182504.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUCIA PIRES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Ana Lucia Lima"
    "autor_email" => "ana.pires@estudante.ifro.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo compartilhar as experiências propostas pela Disciplina de Práticas Colaborativas de Estudos em Grupo, do 4º Período do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte. O projeto aborda a temática do brincar, explorando a criança, a infância, o brinquedo e a escola e tem como objetivo investigar a importância do brincar no desenvolvimento e na aprendizagem infantil. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de educação infantil do município de Porto Velho - RO. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa colaborativa, por meio de observação participante e entrevista com a professora regente de uma turma de educação infantil. Foi realizada uma oficina prática de construção de jogos de trilhas que foi cuidadosamente elaborada, incluindo a escolha do local, o traçado da rota, a sinalização e a preparação dos materiais necessários. A partir dos estudos e das atividades aplicadas, integrando a teoria à prática, os resultados demonstram concretamente como a brincadeira pode fazer diferença na vida das crianças e ser aplicada no cotidiano educacional. As análises realizadas evidenciam que o brincar é essencial para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças, promovendo não apenas habilidades cognitivas, mas também sociais e emocionais. É fundamental que educadores e gestores escolares reconheçam a importância da prática lúdica na escola, implementando recursos e metodologias que favoreçam um ambiente de aprendizagem mais rico e significativo para a criança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.